Secretaria de Política Urbana e Licenciamento

NOTÍCIAS

Carnaval | 14.02.20 - 18h05

Prefeitura do Recife apresenta esquema de trânsito para o Carnaval 2020

img_alt

Este ano, os foliões terão mais uma opção de saída dos expressos Galo e da Folia, na Madalena, Zona Oeste da cidade, além de pontos de embarque e desembarque para transporte por aplicativo. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), apresentou em coletiva de imprensa, nesta sexta-feira (14), a grande operação de mobilidade montada para estruturar a realização do maior e mais animado Carnaval de Rua do Brasil. Uma equipe diária de 410 profissionais, entre eles 270 agentes e 140 orientadores de trânsito, vai reforçar as ações, que têm como intuito promover a segurança viária e auxiliar o deslocamento das pessoas que desejarem curtir a festa.

Entre as novidades deste ano está um novo ponto de embarque para os expressos Galo e da Folia: o Supermercado Extra, na Rua Benfica, na Madalena. As demais rotas tradicionais do Expresso estão mantidas. Os usuários do Expresso da Folia que saírem do Supermercado Extra e shoppings Tacaruna e Plaza desembarcarão na Travessa Tiradentes, ao lado da Receita Federal. Já os usuários do Expresso da Folia que saírem dos shoppings Recife e Riomar, terão o ponto de desembarque no Cais Santa Rita, próximo à Ponte Giratória. 

Além disso, neste ano também serão montados pontos de embarque e desembarque para os usuários de transporte por aplicativos de empresas credenciadas junto à CTTU. Os passageiros poderão esperar o serviço na Praça Tiradentes, na Rua do Imperador Dom Pedro II (entre a Rua Siqueira Campos e a Praça da República) e no Cais Santa Rita, próximo à Ponte Giratória.

Para os passageiros que quiserem utilizar os táxis, a CTTU implantará seis pontos de táxi provisórios ao longo do tempo da folia. A PCR também assinou o convênio táxi metropolitano com 10 cidades da Região Metropolitana do Recife, duas a mais que no ano passado. A expectativa é de que a frota de táxi aumente em 50% para oferecer um serviço mais ágil ao folião. Os pontos de táxi, assim como os de embarque e desembarque dos expressos Galo e da Folia, estarão disponíveis no aplicativo Carnaval do Recife. Serão oferecidos, ainda, 1.800 vagas de estacionamento gratuitas para aqueles que desejarem utilizar carro, moto ou bicicleta para chegar ao Bairro do Recife.

Nas interdições, uma novidade é que a Ponte Princesa Isabel se tornará mão dupla para o tráfego misto. Além disso, assim como em 2019, haverá o bloqueio antecipado da Ponte Duarte Coelho, que será fechada para o tráfego de veículos a partir da terça-feira (18), às 22h. Além disso, como no ano anterior, a Ponte Buarque de Macedo, que dá acesso ao Cais do Apolo, será exclusiva para pedestres e passará a ser bloqueada para o tráfego de veículos a partir das 14h do domingo (23), até terça-feira (25) ou até quando o fluxo de pessoas permitir.

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, disse que a operação terá como principal objetivo a oferta de meios de transportes para que os foliões possam entrar e sair da folia com segurança viária. “Este ano, além dos expressos Galo e da Folia, pontos de táxis provisórios e estacionamento para quem vem com os carros particulares, a CTTU também disponibilizará três pontos de embarque e desembarque para os usuários de transporte por aplicativo, que agora estão regulamentados no Recife. Nosso objetivo é possibilitar a chegada dos diversos meios de transporte no carnaval para que o folião curta com tranquilidade”, disse.

Confira os detalhes da ação:

OPERAÇÃO GALO DA MADRUGADA – Às 22h da terça-feira (18), a CTTU vai realizar a primeira etapa da operação Galo da Madrugada, com o bloqueio da Ponte Duarte Coelho para a montagem da estrutura do Galo gigante. Agentes de trânsito vão participar da ação e montar bloqueios na Avenida Conde da Boa Vista x Rua da Aurora, Rua do Sol x Ponte Duarte Coelho e Avenida Dantas Barreto x Avenida Guararapes, com o intuito de promover a segurança viária. A Ponte Duarte Coelho será reaberta após a desmontagem de toda a estrutura, prevista para a Quarta-Feira de Cinzas (26).

A segunda etapa da operação será a partir das 21h da sexta-feira (21) e segue até as 20h do sábado (22). A CTTU vai realizar o fechamento das ruas que compõem os bairros de São José e Santo Antônio, onde haverá concentração da agremiação. Vias como a Rua do Sol, Rua Siqueira Campos, Avenida Guararapes e Rua Imperial serão interditadas. Além disso, a Avenida Sul também será bloqueada no sentido cidade, nas proximidades da Rua General Estilac Leal (antigo pontilhão).

Já a terceira etapa da operação será realizada no dia do desfile do Galo da Madrugada, no sábado (22), das 5h às 20h, com o fechamento da Avenida Engenheiro José Estelita, no sentido centro. Apenas as linhas do Expresso Galo, ônibus e táxis poderão acessar a via. Dessa forma, os veículos oriundos dos bairros da Zona Sul poderão acessar a área central da cidade utilizando a Avenida Governador Agamenon Magalhães. Os coletivos vindos da Zona Sul com destino ao Cais Santa Rita não poderão seguir para Avenida Martins de Barros e deverão retornar pela Avenida Sul, no sentido do bairro do Cabanga.

Ainda na terceira etapa, também haverá interdição de trânsito na Avenida Cruz Cabugá x Avenida Mário Melo, onde os ônibus e demais veículos deverão retornar pela própria Avenida Cruz Cabugá, ou seguir pela Rua dos Palmares. A Rua Princesa Isabel também será bloqueada a partir do cruzamento com a Rua do Hospício, portanto, os condutores vindos da Rua do Príncipe deverão realizar o giro à esquerda para acessar a Avenida Cruz Cabugá no sentido Olinda.


BAIRRO DO RECIFE – Agentes e orientadores de trânsito vão realizar as ações já a partir da quinta-feira (20), com o objetivo de promover a segurança viária e facilitar a circulação das pessoas no Bairro do Recife. A depender do volume de pessoas e veículos nas vias do bairro, a Ponte Giratória será bloqueada e os carros oriundos do Cais Santa Rita serão desviados para Avenida Martins de Barros. As vias estarão liberadas apenas para saída dos veículos da Ilha. Além disso, todos os acessos à Avenida Alfredo Lisboa serão interditados. Às 14h da sexta-feira (21) todas as vias do Bairro do Recife ficarão bloqueadas, com exceção da Avenida Cais do Apolo, até a altura da Caixa Econômica, que estará liberada para o tráfego misto de veículos. As pontes que dão acesso ao bairro também terão mudanças na circulação. Confira mais informações abaixo:


PONTE PRINCESA ISABEL – A Ponte Princesa Isabel se tornará mão dupla, com duas faixas para cada sentido. E servirá como rota para veículos particulares, transportes por aplicativo, ônibus e táxis. Os veículos particulares e de transportes por aplicativo seguirão o seguinte percurso: Princesa Isabel, Rua do Sol, Avenida Dantas Barreto, Rua Siqueira Campos (no contra fluxo) e à esquerda na Rua do Imperador Dom Pedro II, Praça da República, Ponte Princesa Isabel e Rua da Aurora. Já os táxis vão girar à direita na Rua do Imperador Dom Pedro II (em direção ao Mercado de São José), esquerda na Rua Marquês do Recife e, novamente à esquerda na Rua Martins de Barros. Os ônibus vão girar à direita na Rua do Imperador e segue à direita para o Cais Santa Rita.


PONTE GIRATÓRIA – Apenas os condutores que forem utilizar o estacionamento do Paço Alfândega, os táxis terão acesso ao Bairro do Recife pela Ponte Ponte Giratória. Para esta área, está previsto um bloqueio a partir das 14h da sexta-feira (21) até as 5h da quarta-feira (26), ou a depender do fluxo de pessoas.


PONTE MAURÍCIO DE NASSAU – Ficará interditada para circulação de veículos e se tornará exclusiva para pedestres a partir das 20h da sexta-feira (21) até as 5h da quarta-feira (26), a depender do fluxo de pessoas.


PONTE BUARQUE DE MACEDO – Ficará interditada para circulação de veículos e se tornará exclusiva para pedestres a partir das 20h do sábado (22) até as 5h da quarta-feira (26). Dessa forma, os motoristas que estiverem na Avenida Martins de Barros deverão obrigatoriamente seguir em frente e retornar pela Praça Dezessete.


PONTE DO LIMOEIRO – Ficará aberta para o tráfego misto, possibilitando o acesso dos condutores aos estacionamentos dos prédios da Prefeitura do Recife, Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e Tribunal Regional Federal (TRF). A ponte poderá ser bloqueada para os carros que desejarem estacionar, caso as vagas do estacionamento se esgotem. Uma faixa de rolamento da ponte será exclusiva para circulação do Expresso da Folia.


EXPRESSO DA FOLIA – Sucesso há 19 anos no Carnaval do Recife, o Expresso da Folia vai iniciar sua operação no sábado (22), facilitando a mobilidade dos foliões. Quem vai curtir o Galo da Madrugada contará com a frota de 34 ônibus do Expresso Galo. Já nos demais dias da festa, o Expresso da Folia vai garantir o ir e vir com uma frota de 43 veículos. Os transportes saem dos shoppings RioMar, Recife, Plaza e Tacaruna, e, a novidade este ano é o novo ponto de embarque no hipermercado Extra da Benfica, levando o público até o Bairro do Recife ou ao Galo da Madrugada. Os intervalos de saída entre uma condução e outra poderá variar de acordo com a demanda de passageiros. Tanto no Expresso Galo quanto no Expresso da Folia, o tempo de espera entre um ônibus e outro varia de 10 a 15 minutos.

Durante a operação do Expresso Galo, quem embarcar no coletivo que sai dos shoppings Plaza, Tacaruna e Extra Benfica vai desembarcar na Avenida Martins de Barros, próximo à Ponte Giratória. Já quem optar pelos shoppings Recife e RioMar vai descer em frente aos edifícios Pier Maurício de Nassau e Pier Duarte Coelho (Torres Gêmeas). Os pontos de retorno vão funcionar no mesmo local dos pontos de desembarque. O período de operação dos ônibus será das 7h às 17h30 do sábado (22).

Já o Expresso da Folia tradicional vai levar os foliões até o Bairro do Recife.  No sábado (22), o período de operação acontece das 18h às 5h do domingo (23). O passageiro que embarcar nos shoppings Plaza, Tacaruna e Extra Benfica vai desembarcar na Travessa Tiradentes, ao lado do Prédio da Receita Federal. Quem optar pelos shoppings Recife e RioMar fará o desembarque no Cais de Santa Rita, no sentido Marco Zero, na altura da Ponte Giratória. Os pontos de retorno vão funcionar no mesmo ponto de desembarque. A partir do domingo (23), o serviço estará disponível entre as 15h e as 5h do dia seguinte, finalizando a operação na quarta-feira (26).

A passagem dos coletivos será mantida do ano anterior, custará R$ 12 e dará direito à viagem de ida e volta. Os foliões que optarem por deixar seus carros nos shoppings deverão apresentar a pulseira de identificação na cabine de pagamento do estacionamento. Dessa forma, será cobrada apenas a tarifa inicial de cada estabelecimento para o período de utilização.

 

TÁXIS – O serviço de táxi oferecido aos foliões contará com o Convênio Táxi Metropolitano, assinado entre dez municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR), para elevar a frota de táxis que poderá operar no período carnavalesco. Poderão circular no Recife os veículos do município de Olinda, Igarassu, Paulista, Abreu e Lima, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes, além de Itamaracá e Itapissuma, que assinaram o convênio a partir deste ano. O convênio tem validade desde o dia 7 de fevereiro e segue até as 12h o dia 26 de fevereiro, a Quarta-Feira de Cinzas. A medida aumenta em média 50% a frota de táxis circulantes na capital pernambucana. Os táxis do Recife também poderão circular nos municípios conveniados.

A CTTU também vai implantar quatro pontos provisórios de táxi na área central da cidade, da sexta-feira (21) até as 5h da Quarta-Feira de Cinzas (26). Os pontos estarão na Rua Martins de Barros x Ponte Maurício de Nassau; Rua Martins de Barro x Ponte Buarque de Macedo; em frente à Secretaria da Fazenda de Pernambuco; no Cais do Apolo x Avenida Rio Branco; e na Ponte Giratória.

O ponto de táxi provisório localizado na Avenida Martins de Barros, próximo à Ponte Maurício de Nassau, vai funcionar já a partir da sexta-feira (21), das 18h às 5h. Os demais pontos vão funcionar a partir das 18h do sábado (22) até as 5h do dia seguinte, diariamente, com término na quarta-feira (26). Os pontos no Cais de Santa Rita funcionarão apenas no sábado (22), das 7h às 17h, para atender o público que vai ao Galo da Madrugada.

A CTTU ressalta que apenas os táxis devidamente registrados no Recife, com ou sem passageiro, têm permissão para circular na Faixa Azul. A circulação de táxis cadastrados por outros municípios nos corredores exclusivos para ônibus pode prejudicar o objetivo principal do equipamento, que é a prioridade ao transporte coletivo. É importante ressaltar que, ainda de acordo com o Decreto, não é permitida a circulação de táxis nos corredores exclusivos para BRT.


TECNOLOGIA - Todos os pontos provisórios de táxis e paradas de embarque e desembarque dos expressos Baile, Galo e da Folia estarão disponíveis no aplicativo Carnaval do Recife, cujo download pode ser feito de forma gratuita nas plataformas Android e iOS. Este ano, em parceria com o aplicativo Citta Mobi, os foliões poderão acessar rotas de transportes coletivos para acessar os polos do Carnaval do Recife.


TRANSPORTE POR APLICATIVO -
 Para os usuários de transporte por aplicativo, haverá três pontos de embarque e desembarque durante o carnaval para que possam solicitar o serviço exclusivamente a empresas credenciadas pela CTTU. Os usuários da Zona Norte terão o embarque e desembarque na Praça Tiradentes. Os condutores vão seguir o percurso: Ponte do Limoeiro, Cais do Apolo, Avenida Alfredo Lisboa, Rua do Brum, Praça Tiradentes, onde retornarão para o Cais do Apolo para sair do Bairro do Recife. Já os usuários da Zona Sul terão o ponto de embarque e desembarque nas proximidades da Ponte Giratória. Os condutores farão o seguinte percurso: Cais Santa Rita, Avenida Martins de Barros, retorno pela Praça Dezessete e volta pelo Cais de Santa Rita. Haverá um terceiro ponto de embarque e desembarque na Rua do Imperador Dom Pedro II, entre a Rua Siqueira Campos e a Praça da República. Os condutores farão o seguinte percurso: Ponte Princesa Isabel, Rua do Sol, Avenida Dantas Barreto, Rua Siqueira Campos para girar à esquerda na Rua do Imperador Dom Pedro II. É importante lembrar que não será permitido estacionamento no ponto de embarque e desembarque, nem parada com tempo superior a 5 minutos. A medida está em acordo com a Lei Municipal 18.528/2018, que regulamenta o transporte por aplicativos. Em caso de grande fluxo de veículos, as entradas também poderão ser temporariamente bloqueadas.

 

ESTACIONAMENTO E TRASLADOS - Repetindo o grande sucesso dos anos anteriores, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, vai disponibilizar os estacionamentos gratuitos durante cinco dias no período de Carnaval. Serão oferecidos dois espaços na PCR, um no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e o outro no Tribunal Regional Federal (TRF), todos localizados na Avenida Cais do Apolo.

Serão 1.500 vagas para carros e 300 para bicicletas e motos. Todas as 1.800 são gratuitas e serão oferecidas para o folião entre a sexta-feira (21) e a terça-feira (25). No dia da abertura do Carnaval, os espaços estarão abertos a partir das 18h e seguem até 4h da manhã do sábado. Nos demais dias, o horário passa a ser das 12h às 4h.

Os espaços reservados para as bicicletas, grande sucesso há quatro anos, serão mantidos neste ano. Entretanto, as recomendações aos ciclistas continuam: para que a entrada seja autorizada é necessária a apresentação de um cadeado, para a maior segurança do equipamento do folião.

A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer vai disponibilizar vans para levar os foliões dos principais estacionamentos até a Central do Carnaval, uma das entradas para a folia no Recife Antigo. Os veículos sairão de 10 em 10 minutos, oferecendo o transporte das 16h às 2h. Lembrando que o estacionamento, no entanto, fica aberto até as 4h. É importante salientar que não será permitido que os veículos pernoitem nos estacionamentos. Caso contrário, eles estarão sujeitos ao reboque da CTTU.

Os pontos de embarque/desembarque serão no Posto Shell (em frente à Prefeitura do Recife) e na Central do Carnaval, próximo à Praça do Arsenal. Tanto no estacionamento da Prefeitura do Recife como também nos estacionamentos do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e do Tribunal Regional Federal (TRF) haverá orientadores informando a melhor forma de chegar aos pontos de folia.


BAILE MUNICIPAL – Para a realização do 56º Baile Municipal do Recife, a CTTU preparou um esquema especial de monitoramento de tráfego no entorno do Classic Hall, na Avenida Governador Agamenon Magalhães, das 15h do sábado (15) até as 6h do dia seguinte. Ao todo, 40 agentes de trânsito estarão em pontos estratégicos, como a Estrada de Belém, na Rua Odorico Mendes e na Avenida Governador Agamenon Magalhães, com o intuito de promover a segurança viária.

Para facilitar ainda mais o deslocamento dos foliões até o evento, além do Convênio Táxi Metropolitano, haverá, também, o Expresso Municipal, micro-ônibus que realizará viagens das 20h do sábado às 5h do domingo, levando os usuários do Shopping Tacaruna até o Classic Hall. A passagem de ida e volta custa R$ 5.


TWITTER – Para manter o cidadão constantemente informado sobre a situação do trânsito nas vias mais movimentadas da cidade, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) irá atualizar diariamente o Twitter oficial do órgão (@CTTU_Recife) durante os dias de folia. Todas as informações atualizadas sobre os esquemas especiais de trânsito e fluxo de veículos podem ser encontradas na rede social das 14h às 20h no domingo, segunda e terça-feira. Especialmente no Sábado de Zé Pereira, as informações serão veiculadas das 7h às 20h. Na Quarta-feira de Cinzas, tanto o folião como o trabalhador que voltam às atividades ordinárias terão informações sobre o trânsito das 13h às 19h.