NOTÍCIAS

Cultura | 14.03.13 - 16h51

Gestores da RMR decidem aderir ao Plano de Resíduos Sólidos do Estado

[caption id="attachment_32234" align="aligncenter" width="680"] Geraldo: “A reunião foi um grande ganho para todos os municípios da Região Metropolitana e para Goiana”. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

Os prefeitos que integram o Pacto Metropolitano decidiram, em reunião realizada nesta quarta-feira (13), na Arena da Copa, em São Lourenço da Mata, aderir ao Plano de Resíduos Sólidos do Governo de Pernambuco. Os gestores acordaram que cada município criará decreto reconhecendo em seu território o planejamento do Estado para o setor. Com objetivo de articular políticas públicas comuns às 14 cidades da Região Metropolitana e mais Goiana, o pacto conta com o engajamento de toda a Prefeitura do Recife. O prefeito Geraldo Julio fez questão de participar dos dois encontros realizados até agora. A próxima reunião será no dia cinco de junho, em local ainda a ser definido.

Na reunião de hoje, o grupo de prefeitos também se definiu por solicitar ao Estado a sinalização em dois idiomas de todo o percurso previsto para a passagem veículos ligados à Copa do Mundo. Por fim, também ficou acordada a criação de um plano integrado de uso e ocupação do solo ao longo do Arco Viário Metropolitano. “A reunião foi um grande ganho para todos os municípios da Região Metropolitana e para Goiana. Hoje, a gente já sentiu que o Pacto Metropolitano vai ganhando mais força porque conseguimos encaminhar vários objetivos que vamos tirando das reuniões com os prefeitos”, afirmou Geraldo Julio, ao fim do encontro.

A reunião foi dividida em quatro eixos: Resíduos Sólidos, Copa das Confederações e do Mundo, Arco Metropolitano e Planejamento e Ação Metropolitana. Em cada um dos temas, os gestores tiveram a chance de opinar e debater sobre o assunto em destaque. Além de Geraldo Julio, do vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, e do secretário Antônio Alexandre (Planejamento e Desenvolvimento Urbano do Recife), também participaram da reunião 11 prefeitos da RMR e Goiana, dois vice-prefeitos (Ipojuca e Igarassu) e uma representante do município de Jaboatão dos Guararapes. Apenas o gestor de Itapissuma, Cal Volia, não compareceu.

O Plano de Resíduos Sólidos do Estado contém as principais diretrizes sobre políticas públicas para a área e é resultado de uma pesquisa realizada pelo governo de Pernambuco. O Plano, além de ser uma importante ferramenta para nortear a criação de políticas públicas para o lixo, é necessário para que os municípios possam buscar recursos nesta área junto ao Governo Federal. “Essa é uma forma de atuar de maneira integrada”, pontuou Geraldo Julio.

[caption id="attachment_32235" align="aligncenter" width="680"] Prefeitos pactuam integrar as competições da FIFA à vida da população, através de exibições dos jogos nos bairros da RMR. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

No eixo “Copa das Confederações e do Mundo”, além da inclusão do projeto de sinalização turística, foi pactuado o trabalho em conjunto dos prefeitos para integrar as competições à vida da população, através de exibições dos jogos nos bairros da RMR. A meta é oferecer um pacote de oportunidades para que toda a população possa aproveitar o evento.

O terceiro ponto foi pactuado em torno do Arco Metropolitano, obra que será realizada pelo governo estadual. Os municípios vão solicitar ao governo a criação de um Plano Integrado de uso e ocupação do solo com o objetivo equilibrar toda a ocupação que venha a ser realizada no entorno do arco. O intuito é promover equilíbrio para a RMR, fazendo com que o Arco traga benefícios a todos os municípios da região.

No tópico “Planejamento e Ação Metropolitana”, o objetivo é solicitar a atualização do Plano de Desenvolvimento Metropolitano ao Estado, para que ele sirva como instrumento de “navegação” para os municípios. A ferramenta contempla informações nas áreas de mobilidade, educação, segurança, inclusão social, entre outras, de todas as cidades.

No último dia seis de dezembro, os prefeitos da RMR e de Goiana se reuniram no Recife para estabelecer uma parceria em torno das ações comuns às cidades envolvidas. No encontro, articulado pelo prefeito Geraldo Julio, ficou acertado que cada gestor indicaria um secretário para tratar da pauta da integração metropolitana.