NOTÍCIAS

Cultura | 14.03.14 - 14h34

Programa de Robótica da Prefeitura atrai investimento da LEGO ZOOM para o Recife

[caption id="attachment_44546" align="alignleft" width="680"] Nesta sexta-feira (14), o prefeito Geraldo Julio participou do anúncio da primeira Célula de Desenvolvimento da empresa fora de São Paulo. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)[/caption]

O programa Robótica na Escola, da Prefeitura do Recife, ajudou a atrair para a cidade a primeira Célula de Desenvolvimento da LEGO ZOOM fora de sua sede, em São Paulo - a empresa representa a LEGO Education no Brasil. Em três meses, o espaço vai oferecer um ambiente de estudo de novas possibilidades para a tecnologia na educação, com a concepção de materiais pedagógicos no ramo da mecatrônica, eletrônica, computação e mecânica, entre outras áreas. Na manhã desta sexta-feira (14), o prefeito Geraldo Julio apresentou o programa às universidades pernambucanas e empresas de tecnologia, evento no qual a nova célula foi anunciada.

Geraldo Julio destacou a importância do investimento em Tecnologia da Informação (TI) para mudar a qualidade do ensino na rede pública. "Com inovação, a Célula de Desenvolvimento vai gerar oportunidade de criação a partir dos próximos meses. E o programa Robótica na Escola vai envolver todas as crianças de três a 14 anos da rede municipal de ensino. Com isso, nós estamos preparando um futuro diferente para os nossos meninos e meninas. Um programa que mexe com as habilidades e com o conhecimento. Essa iniciativa tem um carinho especial da nossa gestão. Nosso compromisso é garantir uma capacitação inovadora e de qualidade às nossas crianças", afirmou.

O prefeito do Recife argumentou que o investimento na infraestrutura da rede e na valorização dos professores deve caminhar ao lado do incentivo em inovação. "Não pode sair do décimo vagão e passar para o oitavo. Temos que sair do último direto para a locomotiva. Vamos construir novas escolas e reformar as que existem; mas vamos trazer inovação imediatamente para a nossa rede", explicou Geraldo Julio.



O encontro foi realizado no auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco, no bairro do Recife. O anúncio da Célula de Desenvolvimento integrou a apresentação técnica do programa Robótica na Escola, marcada por palestras de especialistas em TI. O professor da UFPE e pesquisador associado da Joy Street, Luciano Meira, abordou a tecnologia e o lúdico na educação, enquanto o sócio fundador da Base5, Rui Belfort, falou sobre o educar para fazer. Já o secretário-executivo de Tecnologia na Educação do Recife, Francisco Luiz dos Santos, e o presidente da LEGO ZOOM, Marcos Wesley, se encarregaram da fundamentação pedagógica do Robótica na Escola.

Coube ao presidente da LEGO ZOOM, Marcos Wesley, apresentar a metodologia ZOOM na escola. Ele explicou que o ingrediente principal é unir diversão, desafio e educação a partir do estímulo à liberdade de criação das crianças. "Sem dúvida, o Robótica na Escola contribuiu para instalar nossa Célula de Desenvolvimento no Recife, a primeira do País fora de nossa sede. É a primeira vez que temos um caso mundial de alinhamento entre uma prefeitura e o governo estadual na robótica para a educação. Propostas pedagógicas e políticas, tudo está encaixado como um Lego", comemorou.

O diretor da LEGO Education para Ásia, Pacífico e Mercados Emergentes, Jorgen Skov, destacou a importância do programa para o desenvolvimento dos estudantes. "Estamos confiantes de que os pais, professores e escolas do Recife terão experiência ainda mais motivadora para engajar os alunos sobre o que é vital para desenvolver o processo de aprendizagem", disse o Skov, depois de agradecer a confiança da Prefeitura do Recife em sua empresa. "É uma escolha sábia a do prefeito em investir dessa maneira na educação das crianças recifenses", completou.

Secretário de Educação do Recife, Valmar Corrêa fez a abertura do evento ao tempo em que ressaltou a importância da valoração da TI no Recife. "Hoje, o diferencial está aqui. Pernambuco e o Recife são diferentes porque temos um conjunto de empresas rentáveis em nosso território. Nesse sentido, a PCR busca exatamente desenvolver habilidades das novas gerações para as futuras oportunidades de trabalho, com programas como o Robótica na Escola, por exemplo", pontuou.

PROGRAMA - O Programa Robótica na Escola foi lançado em fevereiro deste ano. Mais de 80 mil estudantes da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental aprenderão a utilizar essa tecnologia, com atividades transdisciplinares adequadas a cada série. O início das atividades em sala de aula acontece ainda no primeiro semestre deste ano. São mais de R$ 30 milhões investidos no Robótica na Escola, que conta com três linhas de atuação: a dos blocos de encaixar, a das ferramentas de mecânica, eletrônica e programação e a de robôs humanoides.

A iniciativa chegará a todas as 302 escolas e creches da rede, que usarão as novas tecnologias nas atividades em sala de aula. Até o final de maio, essa etapa estará finalizada. O Centro de Tecnologia na Educação e Cidadania (Cetec) da PCR recebeu a capacitação com a empresa parceira e será responsável pelos eventos de formação ao longo do ano. Nas Escolas Municipais em Tempo Integral (EMTI), a diferença é que a robótica será praticada com mais tempo para aprofundamento e projetos.

Na ocasião, o secretário-executivo de Tecnologia na Educação do Recife, Francisco Luiz dos Santos, reiterou que o intuito do Robótica nas Escolas é melhorar a educação dando oportunidade às crianças da rede pública da mesma forma que os pequenos da rede privada são preparados. "Temos que inovar o padrão de ensino. O modelo inaugurado pela Prefeitura do Recife vai possibilitar isso", assegurou.