Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 14.03.19 - 16h04

CTTU realiza mudança de circulação no bairro de Campo Grande

A intervenção será na via local Avenida Agamenon Magalhães, no trecho compreendido entre as ruas Othon Paraíso e Odorico Mendes

CONSULTE O MAPA AQUI

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), realiza, neste sábado (16), uma mudança de circulação na pista local da Avenida Agamenon Magalhães que, além de ordenar o trânsito no local e garantir a segurança viária, vai viabilizar a implantação da Ciclofaixa Othon Paraíso. A intervenção acontece no trecho entre as ruas Othon Paraíso e Odorico Mendes, que tinha sentido duplo para veículos e, agora, passa a ser mão única no sentido Olinda. 

A partir da nova circulação, os condutores oriundos da Rua Odorico Mendes deverão seguir pela pista principal da Avenida Agamenon Magalhães e girar à direita nas vias de acesso à pista local. Nesse trecho da via que passará a ter sentido único, a Ciclofaixa Othon Paraíso terá uma ciclofaixa no sentido Boa Viagem, no lado esquerdo da via e, no sentido Olinda, uma ciclorrota, ou seja, faixa compartilhada com os carros.

Com previsão de entrega para o fim do mês de março, os 4 km de extensão da Ciclofaixa Othon Paraíso se somam aos 8,7 km das ciclofaixas Professor José dos Anjos e Santos Dumont já concluídos desde o início do mês. As novas rotas farão conexão com as já existentes Marquês de Abrantes e com o Eixo Cicloviário Camilo Simões e irão beneficiar nove bairros: Campo Grande, Beberibe, Arruda, Rosarinho, Mangabeira, Campina do Barreto, Água Fria, Encruzilhada, Santo Amaro, além de permitir a ligação com o município de Olinda.

Para regulamentar a mudança de circulação, a CTTU vai realizar a manutenção de toda sinalização vertical e horizontal das vias. Além disso, a maior parte do percurso pelo qual a Ciclofaixa Othon Paraíso será implantada passará a ter velocidade regulamentada de 40 km/h, sendo o trecho de ciclorrota com 30 km/h de velocidade regulamentada. A CTTU também irá disciplinar o estacionamento existente na Rua Paulo de Arruda com o objetivo de viabilizar maior segurança viária aos modais.

MALHA CICLOVIÁRIA - Juntas, as ciclofaixas Othon Paraíso, Santos Dumont e Professor José dos Anjos acresceram 12,7 km de extensão às rotas existentes no Recife, que passa a contar com cerca de 70 km, representando um aumento de 190% na extensão da malha cicloviária, que era de 24 km em 2012.