NOTÍCIAS

Cultura | 14.04.13 - 16h39

"A Arena é uma oportunidade de o Recife se apresentar ao mundo", diz Geraldo

[caption id="attachment_33273" align="alignleft" width="679"] O prefeito destacou que todas as 14 obras de mobilidade relacionadas aos torneios estão em dia, com prazo de conclusão até maio. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

O prefeito Geraldo Julio prestigiou, na manhã deste domingo (14), a cerimônia de entrega das obras da Arena Pernambuco, que receberá três jogos da Copa das Confederações da Fifa Brasil 2013 e cinco partidas da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014TM. O governador Eduardo Campos também esteve presente no ato, que marcou a transição entre a etapa de construção civil e os preparativos para a operação do estádio. Ao final, os presentes fizeram um tour por setores do equipamento que nunca haviam sido apresentados à Imprensa, como a área Premium, a Zona Mista e os vestiários.

“A Arena é uma grande conquista para Pernambuco e proporciona mais uma oportunidade para o Recife se apresentar ao mundo. Ela vai mudar os paradigmas na realização de eventos na cidade”, afirmou Geraldo Julio, destacando que todas as 14 obras de mobilidade relacionadas aos torneios estão em dia, com as intervenções previstas para a Copa das Confederações da Fifa sendo concluídas até maio.

Entre as atribuições da Prefeitura do Recife na organização da Copa das Confederações da Fifa, destacam-se a exibição pública dos jogos em vários pontos da capital; a mobilidade, com investimento na melhoria da infraestrutura das 22 rotas protocolares, que interligam Aeroporto, Arena, Hotéis oficiais e Campos Oficiais de Treinamento (COTs); o Plano de Coleta e Descarte de Resíduos Sólidos nas rotas protocolares, pontos turísticos, hotéis e exibições públicas; e o trabalho de 1.500 voluntários selecionados.



Para a Copa do Mundo da Fifa, somam-se a conclusão da Via Mangue, a realização do Fifa Fan FestTM e o embelezamento geral da cidade. Acomodação e receptivo turístico são tarefas do município para os dois eventos.

O governador Eduardo Campos fez questão de parabenizar os operários da obra. “Homens e mulheres que trabalharam de domingo a domingo e possibilitaram a antecipação da entrega da Arena em oito meses. Este equipamento vai propiciar o desenvolvimento da área oeste da Região Metropolitana do Recife e os reflexos já podem ser percebidos no entorno, com a chegada de novos empreeendimentos imobiliários”, ressaltou Eduardo.

A partir de agora, começa a fase de testes da Arena, em que serão feitos as verificações e ajustes finais nas instalações elétricas e hidráulicas, sistema de bilheteria, serviços de alimentação, bebidas e segurança. O primeiro jogo, envolvendo os operários que trabalharam na obra, acontece em 14 de maio. E no dia 22 daquele mês, ocorre a primeira partida entre times profissionais, envolvendo o Clube Náutico Capibaribe e um adversário a ser definido. Em 24 de maio, o estádio será entregue para a Fifa.

VISITAÇÃO – Já no próximo domingo (21), a população poderá participar das visitas guiadas à Arena, que devem ser agendadas pelo e-mail visita@secopa.pe.gov.br. A visitação ficará aberta nos dias 21 e 28 de abril, e em 5, 12 e 19 de maio, sempre no horário da manhã. A idade mínima é de 12 anos e as pessoas devem trajar calça comprida e sapato tênis. Não há limite de quantidade.