NOTÍCIAS

| 14.04.14 - 16h26

Upinha do Córrego do Jenipapo comemora um mês de funcionamento

Foram atendidas 3.555 pessoas, gerando 5.340 acolhimentos

A Unidade de Saúde da Família (USF) Upinha 24h – Dr. Hélio Mendonça, localizada no Córrego do Jenipapo, Zona Norte do Recife, completou um mês de funcionamento no último sábado (12). Durante esse período, foram realizados 5.340 atendimentos, sendo 4.490 demandas espontâneas e 850 procedimentos de urgência. A Unidade atendeu a 3.555 usuários.

A Upinha 24h – Dr. Hélio Mendonça foi a segunda inaugurada no Recife com modelo pioneiro, no Brasil, na prestação de serviço da atenção básica à saúde - atendimento estendido para as consultas e 24 horas para as pequenas urgências, além de sala de observação para os pacientes.

Na Unidade atuam 3 equipes do Programa Saúde da Família que foram capacitadas para atender dentro desse novo padrão da Atenção Básica. Cada equipe tem 01 médico, 01 enfermeiro, um técnico de enfermagem, 01 odontologista e um auxiliar de saúde bucal, além de 06 Agentes Comunitários de Saúde.

Upinhas em obras - É compromisso de gestão da Prefeitura da Cidade do Recife mudar, ampliar e fortalecer a estratégia Saúde da Família. Para isso, serão construídas 20 Upinhas 24 horas até 2016, contemplando cada um dos seis Distritos Sanitários com três unidades, uma para cada microrregião de saúde. Os distritos que abrangem os bairros de Casa Amarela e Ibura terão quatro Upinhas 24 horas devido a alta concentração populacional.

Outras duas Upinhas 24h estão com obras em andamento – Linha do Tiro e Bomba do Hemetério. A escolha dos locais leva em consideração a estratégia de descentralização da Rede Municipal de Saúde. A construção permitirá que os moradores dos territórios, onde as Upinhas serão instaladas, sejam atendidos nas proximidades de sua residência.