Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 14.04.20 - 19h53

Prefeitura do Recife distribui cinco mil máscaras do tipo “escudo facial” para profissionais de saúde

img_alt

Iniciativa foi possível graças a adaptação de empresas do Parqtel, que passaram a produzir o Equipamento de Proteção Individual (EPI) em grande escala para atender a demanda gerada pela pandemia de covid-19. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A Prefeitura do Recife anunciou na tarde desta terça-feira (14) que irá distribuir cinco mil máscaras de proteção conhecida como face shield, e utilizados como  Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que serão entregues aos profissionais de saúde que estão na linha de frente de atuação no combate ao novo coronavírus (COVID-19). O produto foi desenvolvido pela empresa TRON Soluções em Tecnologia, que faz parte do Parque Tecnológico de Eletroeletrônicos e Tecnologias Associadas de Pernambuco (Parqtel), em conjunto com a AD DIPER, SECTI, SENAI, TRON Controles, FABK, SENFIO, Francisco Moldes, e o grupo Hardware PE. e segue as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A medida faz parte do Plano Municipal de Contingência Covid-19 que tem utilizado a tecnologia e inovação no combate à pandemia de covid-19. 

O escudo facial é um tipo de máscara que protege completamente a face do usuário, evitando que gotículas de saliva de pacientes contaminados tenham contato com áreas expostas do rosto e até mesmo com as máscaras descartáveis. O equipamento pode ser higienizado e reutilizado, se tornando um aliado ainda mais eficaz em tempos de escassez de EPIs, de acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). 

Além disso, a empresa Tron fez a doação de dois mil suportes para escudos faciais para a produção de novos equipamentos que  será destinada a Comunidade de Makers de Pernambuco, a fim de incentivar a prototipação de outros modelos de Face Shield, em sintonia com makers do mundo inteiro, que estão à frente da campanha #CadaImpressãoConta que tem desenvolvido,  testado e validado soluções rápidas (e eficazes) para a fabricação e distribuição local de EPIs para profissionais e equipes de saúde - pessoas que estão na linha de frente no combate ao coronavírus. Nesta rede maker voluntária articularam-se o Fab Lab Recife, IP.rec, Porto Digital, Lab Griô, Casa Criatura, Coletivo 3D, Secti-PE, Parqtel, Senfio, Orbe Lab, Idea PD, Recrie3D, Void3D, FabPro Engenharia e Impressão 3D PE, UNICAP-ICAM, Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco.

Inovação - A tecnologia é uma das aliadas do Plano Municipal de Contingência para combater a pandemia da Covid-19, causada pelo novo coronavírus. Os aplicativos têm se mostrado soluções de inovação rápidas e eficazes com o objetivo de ajudar o cidadão atravessar esse desafio tais como o site www.novocoronavirus.recife.pe.gov.br, o app Movimenta Recife, o web aplicativo Atende em Casa (voltado para pacientes), o app Aprenda em Casa (voltado para profissionais de saúde) e o da geolocalização de smatphones que a Prefeitura do Recife utiliza para mapear os bairros da cidade acerca das recomendações de isolamento social para conter o avanço da doença.