NOTÍCIAS

| 14.05.11 - 15h45

Samu Recife qualifica equipes da Academia da Cidade sobre atendimento pré-hospitalar

Sensibilização abordou temas como manobras de reanimação cardiopulmonar e fluxo de atendimento do serviço

Por Larissa Correia

Profissionais da Academia da Cidade receberam capacitação sobre atendimento pré-hospitalar neste sábado (14). A sensibilização contou com a participação de quase 40 professores de educação física do programa, que estarão aptos a prestar atendimentos de primeiros-socorros. O curso foi administrado ao longo do dia por técnicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Recife (Samu 192) na própria sede do órgão, na Boa Vista.

“Durante a atividade, o profissional pode se deparar com situações que exijam intervenção, a exemplo de queda ou desmaio de algum usuário. Com o curso, esperamos qualificar o olhar das nossas equipes, para que elas estejam habilitadas a lidar com possíveis adversidades. Após a capacitação, elas terão condições de tomar as medidas iniciais e fazer o encaminhamento correto para uma assistência especializada, se for o caso”, apontou o gerente da Academia da Cidade, Ebrivaldo Cavalcanti.

Na capacitação, os participantes receberam orientações sobre situações médicas, conheceram em detalhes os equipamentos disponíveis no serviço municipal de assistência pré-hospitalar e o próprio papel do Samu como porta de entrada na rede de urgência e emergência. Na parte prática, o grupo teve aulas básicas de reanimação cardiopulmonar, identificação de urgências neurológicas e uso de desfibrilador externo automático.

Nos quase três anos em que leciona no polo San Martin, o professor de educação física Renato Magalhães nunca precisou prestar socorro a algum dos freqüentadores do espaço, mesmo assim achou válida a iniciativa. “Trabalhamos com atividade física e um público grande, que envolve pessoas idosas, algumas com problemas de saúde... e algo pode ocorrer com qualquer usuário ou pessoa próxima. Mesmo que tenhamos aprendido isso na faculdade, na pós-graduação, é importante retomarmos as orientações para o nosso dia a dia. É fundamental passar por uma reciclagem, ter acesso ao conteúdo teórico para, se preciso, colocá-lo em prática”, ressaltou.