NOTÍCIAS

| 14.05.12 - 17h30

Peças de Tchaikovsky e Vivaldi marcam terceiro concerto noturno da Orquestra Sinfônica do Recife

A apresentação que acontece nesta quarta (16), também festeja os 162 anos do Teatro de Santa Isabel

[caption id="attachment_18420" align="alignleft" width="334" caption="Ocasião é também uma homenagem ao aniversário de 162 anos do Teatro de Santa Isabel. Foto: Divulgação"][/caption]

Dando continuidade à série Concertos Noturnos 2012, a Orquestra Sinfônica do Recife realiza nesta quarta (16), às 20h, no Teatro de Santa Isabel, mais um espetáculo. O programa traz peças de dois grandes nomes da música instrumental, Tchaikovsky e Vivaldi. A ocasião é também uma homenagem ao aniversário de 162 anos do Teatro de Santa Isabel.

Iniciando a noite, a OSR, com regência do maestro Osman Gioia, apresenta o “Concerto para dois trompetes, Cordas e Baixo contínuo em Dó maior RV 537”, de Antonio Vivaldi. A obra, que é uma das mais famosas do compositor e a única escrita por ele para trompetes, vez, terá a o solo dos trompetistas convidados, Enok chagas e Wilson Pimentel.

Na sequência, o público confere a execução da Sinfonia nº 3 de Tchaikovsky. A sinfonia, estreada em Moscou em 19 de novembro de 1875, possui cinco movimentos, ao contrário da maioria das sinfonias clássicas, que possuem apenas quatro, sendo o último com ritmos poloneses, o que a levou a ser chamada de A Polonesa.

O espetáculo acontece no Teatro de Santa Isabel, um dos monumentos mais importantes da cidade, que é a sede da Orquestra e que completa na próxima sexta-feira (18), 162 anos de fundação. O concerto é gratuito. Os ingressos serão distribuídos a partir das 19h.

Histórico - O Teatro de Santa Isabel é hoje um dos 14 teatros-monumento do país, reconhecidos como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, título que ganhou em 1949. Sua trajetória tem páginas repletas de óperas, dramas, concertos, comédias, torneios de oratórias, solenidades cívicas e políticas, bailes, festas e jantares. O Santa Isabel é testemunha da história do Recife, sendo palco de eventos políticos, sociais e culturais, além de eventos marcantes para a Cidade, como a Rebelião Praieira, a Campanha Abolicionista e a Campanha pelo advento da República.

O monumento representa o primeiro e mais expressivo exemplar da arquitetura neoclássica em Pernambuco e foi idealizado por Francisco do Rego Barros, o Barão da Boa Vista, que foi presidente da Província de 1837 a 1844. O projeto foi elaborado e dirigido pelo engenheiro francês Louis Léger Vauthier. Foi inaugugrado em 18 de maio de 1850, com a encenação do drama O Pajem D´Aljubarrota, de Mendes Leal, escritor português dos mais encenados na primeira metade do século.

 Serviço:
Concerto Noturno – Orquestra Sinfônica do Recife
Quando:16 de maio
Onde: Teatro de Santa Isabel
Hora: 20h
Entrada gratuita – os ingressos são distribuídos uma hora antes

Programa:
Antonio Vivaldi - Concerto para dois Trompetes, Cordas e Baixo contínuo em Dó maior RV 537

I - Allegro
II - Largo
III - Allegro

Solistas: ENOK CHAGAS & WILSON PIMENTEL

P. I. Tchaikovsky - Sinfonia nº 3 em Ré maior, Opus 29

A Polonesa

I - Introduzione e Allegro – Moderato assai (Tempo di marcia funebre) – Allegro brillante
II - Alla tedesca – Allegro moderato e semplice
III - Andante – Andante elegiaco
IV - Scherzo – Allegro vivo
V - Finale – Allegro con fuoco(Tempo di polacca)

Confira as biografias dos músicos AQUI