NOTÍCIAS

| 14.05.12 - 17h56

Serviços de saúde para comemorar o Dia da Enfermagem nos Coelhos

Parceria da Prefeitura do Recife e Legião da Boa Vontade oferecerá palestras, vacinação e teste de glicemia, entre outros

Por Larissa Correia

Profissionais que atuam na Unidade de Saúde da Família Coelhos II, localizada no bairro de mesmo nome, participam nesta terça (15) e quarta (16) de uma ação conjunta entre a Secretaria de Saúde do Recife e a Legião da Boa Vontade em comemoração ao Dia da Enfermagem. As atividades ocorrerão sempre das 9h ao meio-dia, no Centro Comunitário de Assistência Social da entidade (Rua dos Coelhos, 19). O evento ainda terá a participação da Escola de Enfermagem Irmã Dulce (EID).

A iniciativa conjunta inclui a oferta de serviços como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, imunização contra a gripe e orientação sobre higiene bucal e prevenção de quedas em pessoas na terceira idade. O evento pretende não somente homenagear o profissional da enfermagem, cuja data oficial é celebrada em 12 de maio, como também promover uma melhor qualidade de vida às famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pela LBV nos Coelhos e bairros adjacentes.

Participarão da abordagem enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos e agentes comunitários de saúde, além de terapeutas ocupacionais ligados ao Nasf – Núcleo de Apoio ao Saúde da Família da Prefeitura do Recife. Nesta terça (15), haverá vacinação e palestras sobre quedas, com foco nos idosos. Também serão apresentadas informações de saúde odontológica. Na quarta (16), a saúde da mulher será tema de debates. O público masculino também será beneficiado com uma conversa sobre câncer de próstata.

Saiba mais – O 12 de maio foi escolhido para celebrar o Dia da Enfermagem em homenagem ao nascimento da enfermeira britânica nascida na Itália Florence Nightingale. Pioneira no tratamento a feridos de guerra, é considerada a fundadora da enfermagem moderna. Ela morreu com 90 anos, em 13 de agosto de 1910, na Inglaterra.

No Brasil, o Dia da Enfermagem foi instituído pelo presidente Getúlio Vargas em 1938, pelo decreto-lei Nº 2.956. Em território nacional, a pioneira nesse campo foi a baiana Anna Justina Ferreira Néri, nascida em 1814. Pelos seus feitos na Guerra do Paraguai, recebeu do Governo Imperial as medalhas Geral de Campanha e Humanitária de primeira classe.

Em sua homenagem, em 1923, a primeira escola oficial brasileira de enfermagem de alto padrão recebeu o seu nome. Em 02 de dezembro de 2009, por intermédio da Lei Nº 12.105, Anna Justina Néri entrou para o livro dos Herois da Pátria, depositado no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília (DF).