NOTÍCIAS

Administração | 14.05.15 - 20h04

Conselho da Juventude elabora plano de ação durante seminário

img_alt

O conselho é formado por oito representantes do poder público, um da Câmara dos Vereadores e 16 da sociedade civil. (Foto: Cortesia)

A Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional do Recife realizou, nesta segunda (11) e terça-feira (12), o 1º Seminário para Conselheiros de Políticas Públicas da Juventude. Durante os dois dias, foram discutidos o papel do conselho e as demandas dos jovens da cidade. O grupo também elaborou o planejamento estratégico e o plano de ações para este ano.

Para o secretário de Juventude e Qualificação Profissional, Jayme Asfora, o conselho irá ajudar a pasta a realizar uma gestão ainda melhor e focada nas necessidades dos jovens. "Além de criar e propor uma pauta específica para a juventude, os conselheiros serão agentes efetivos de controle social das ações do poder público", afirmou. O conselho é formado por oito representantes do poder público, um da Câmara dos Vereadores e 16 da sociedade civil.

A instituição Diaconia é uma das entidades que representa a sociedade civil. Para a conselheira Camila Rago, o seminário é uma boa oportunidade para capacitar os conselheiros e trocar experiências. "Algumas pessoas estão participando desse processo pela primeira vez, por isso este momento é importante. Assim, podemos sair do campo das ideias e fazer as políticas chegarem para a juventude de fato". Pela primeira vez, o conselho conta com um representante da Associação Pernambucana de Cegos. De acordo com o conselheiro Michel Blatini, uma das questões que precisa ser tratada é a acessibilidade. "Muitas vezes as pessoas esquecem desse tema pois não dependem dele. Vamos defender a acessibilidade não apenas estrutural, mas também dentro de programas e políticas do município".

O Conselho da Juventude do Recife foi instituído pela lei municipal 17.561/2009. É um órgão permanente deliberativo e consultivo das Politicas Públicas de Juventude na cidade do Recife com a finalidade de estudar, elaborar, analisar, monitorar, aprovar e propor políticas que permitam a integração do jovem no processo social, ambiental, econômico, político e cultural da cidade.