NOTÍCIAS

Cultura | 14.06.11 - 14h53

Pátio de São Pedro encerra Semana de Museus com sucesso

Equipamentos culturais tiveram visitação intensa de adultos e crianças. Shows marcaram o encerramento da programação

Por Flora Noberto

O Centro Cultural Pátio de São Pedro teve um domingo (22) de muita história e arte, reavivando a memória e proporcionando conhecimento e diversão para pessoas de todas as idades. A programação do encerramento da 9ª Semana Nacional de Museus possibilitou ao público acesso aos equipamentos culturais instalados no Bairro de São José, além de shows e teatro infantil.

Com o título “Tire a Poeira da Memória”, o roteiro preparado pela Prefeitura do Recife fomentou a visitação a sete espaços mantidos pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife: Museu de Arte Popular (MAP), Mamam no Pátio, Memorial Chico Science, Memorial Luiz Gonzaga, Centro de Design do Recife e Centro de Formação em Artes Visuais (CFAV) e do Núcleo da Cultura Afro-Brasileira (NCAB).

A pedagoga Sandra Vasconcelos foi uma das pessoas que aproveitou a programação. “Já tinha ido ao Memorial Chico Science, mas ainda não conhecia o Centro de Design, Acho que esta Semana no Pátio foi um ganho para a população. A possibilidade dos espaços culturais abrirem aos domingos foi importante para as pessoas que não podem visitar os espaços durante a semana”.

Sandra estava com um grupo de amigos e acompanhava, no Centro de Design, a pequena Naomi Gomes, de cinco anos, na visita a exposição “Coisas do tempo...”. Na mostra, Naomi pode conhecer brinquedos populares como roi-roi, traça-traça, Mané-gostoso e estilingue assim como ver produtos antigos como Leite de Rosas, Água de Colônia e até sentir o cheirinho da famosa lavanda Alfazema, apelidada de “cheirinho da vovó”. Desta forma, a mostra apresentou um pouco da memória do Pátio de São Pedro através dos produtos comercializados em seu entorno. “Achei muito importante esta interação das crianças com o museu, ela pode conhecer os objetos e brincar”, afirmou a pedagoga.

MÚSICA – Os shows também atraíram público para o centro-histórico cultural. Cerca de duas mil pessoas acompanharam os shows a partir do fim da tarde do domingo. O duo Finlândia, formado pelo brasileiro Raphael Evangelista e pelo argentino Maurício Candussi, envolveu a platéia com uma sonoridade contemporânea amparada pelas raízes de ritmos brasileiros e latinos. No show, o grupo apresentou o repertório do CD “Carnavales”, mesclando instrumentos acústicos, como piano e violoncelo, às batidas contemporâneas da música eletrônica. Em seguida, o grupo Coco Raízes de Arcoverde agitou o público com a pisada forte do coco, fazendo o povo cair na dança.

Ao final do domingo, a Gerente Operacional de Museus da Fundação de Cultura, Carmem Piquet, fez um balanço positivo da experiência. “A Semana de Museus nos equipamentos culturais do Pátio foi maravilhosa. Estamos cada vez mais fortalecendo o Pátio de São Pedro como centro cultural. Nos dois domingos (15 e 22), recebemos muita gente, com uma visitação de 100 a 200 pessoas em cada espaço. Durante a semana, as secretarias de Turismo e de Educação também trouxeram grupos para visitação”, afirmou.