NOTÍCIAS

| 14.06.12 - 15h45

Obras em pontos críticos passam em teste das chuvas

Com investimento de R$ 2,7 milhões, novos sistemas de drenagem da Caxangá, Imbiribeira, Santo Amaro e Espinheiro garantiram o escoamento da maior chuva do ano

No ano passado, a Prefeitura do Recife realizou quatro obras para combater históricos pontos críticos de alagamentos. O trabalho aconteceu na Caxangá, Espinheiro, Imbiribeira e Santo Amaro. As intervenções enfrentaram o primeiro grande teste na noite desta quarta (13) e na madrugada da quinta (14), quando foram registrados 113 mm de chuvas, maior precipitação do ano. De acordo com a Emlurb, o resultado é satisfatório já que essas áreas não apresentaram alagamentos, exceto em um ponto que teve retenção no horário de pico de maré.

De acordo com o diretor de Manutenção Urbana da Emlurb, Fernando Melo, o melhor resultado apresentado foi no cruzamento da Caxangá com a BR-101. No local, foram instaladas novas tubulações de galerias com maior potencial de escoamento. “Em toda a área que fizemos a ampliação da drenagem não houve alagamentos mesmo no período mais crítico, à meia-noite, quando coincidiu com um pico de maré alta. Quem mora naquela área teve uma noite mais tranqüila do que nos anos anteriores e é mostra que a intervenção obteve excelente resultado”, destaca o diretor.

Também tiveram desempenho satisfatório os novos sistemas de drenagem construídos na rua Olívia Menelau (Imbiribeira), e nas ruas Conde D’Eu e Pedro Henrique (Santo Amaro). Nos dois setores não foram registrados alagamentos pelas equipes da Emlurb, que fizeram vistorias na noite de quarta e no começo da manhã desta quinta. “As duas áreas também receberam tubulações de galerias mais amplas, permitindo que a água fluísse melhor”, explicou Fernando Melo.

Já no circuito formado pelas ruas Samuel Campelo e Teles Junior, as vistorias detectaram somente um ponto de retenção de água no horário de maior intensidade de chuvas que coincidiu com o pico de maré alta. “Mesmo assim, a avaliação é positiva porque aquela área permanecia com alagamentos por um período longo, mas confirmamos que a água baixou pouco tempo depois e já na madrugada não havia mais problemas”, ressalta o diretor da Emlurb.

As quatro obras para contenção de alagamentos tiveram investimento de R$ 2,7 milhões da Prefeitura do Recife. Aliado às intervenções, segue o trabalho de manutenção das galerias e canaletas. Desde o início do ano, diversos mutirões de limpeza tem sido promovidos em todas as regiões da cidade. Mais de 100 ruas e avenidas já foram beneficiados pelo trabalho preventivo da Operação Inverno 2012.