NOTÍCIAS

| 14.06.12 - 17h02

Prefeitura começa a instalar novas lixeiras no Recife

Até o final do ano a cidade contará com mais de 3.000 equipamentos

Por Pedro Oliveira

Nesta quinta-feira (14), a Prefeitura começou a instalação de 1.000 novas lixeiras na cidade. A ação começou pelo centro da Recife e contemplou as avenidas Dantas Barreto, Nossa Senhora do Carmo e Guararapes. O trabalho, que vai até o final do ano, irá proporcionar um aumento de quase 50% na quantidade de lixeiras na cidade, passando de 2.200 para 3.200 equipamentos.

No total, 13 bairros serão contemplados com os novos equipamentos para auxiliar na limpeza. As novas lixeiras seguem um padrão similar aos equipamentos já utilizados atualmente. As peças são vermelhas e possuem capacidade para 50 litros. “Ninguém vai ter mais desculpa para jogar lixo na rua porque lixeira é o que não falta”, disse Geraldo dos Santos, 65 anos, mecânico, que estava esperando ônibus na Avenida Guararapes.

Além de instalar novas lixeiras, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) também realiza, durante todo ano, a reposição de equipamentos que sofrem ação de vândalos e ficam inutilizadas. “É uma pena que algumas pessoas destroem essas lixeiras. Quando tem o lugar certo o lixo não vai pra rua e a cidade fica mais bonita”, alertou a estudante Natália Cordeiro, 27 anos, que fez questão de inaugurar uma das novas lixeiras com um papel de picolé.

O objetivo da ação é instalar, em média, 25 novos equipamentos por dia em diversos pontos da cidade. Ainda nesta semana o serviço segue pelas Ruas do Príncipe (Boa Vista), Uriel de Holanda (Beberibe) e Hildebrando de Vasconcelos (Dois Unidos). “Essa ação da Prefeitura do Recife se soma às diversas outras como a colocação de contenedores na orla, apreensão de panfletos e apreensão de caçambas estacionárias (papas-metralha), que visam garantir uma cidade mais limpa e bela”, disse o diretor de limpeza urbana da Emlurb, Rodrigo Brayner.

Zona Sul – No mês de maio foram colocadas 110 novas lixeiras e contentores (depósito para cocos) na orla. Com isso, as praias do Pina e Boa Viagem contam com 156 lixeiras e 71 depósitos para ajudar a manter a limpeza dos  8km de praia.