Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 14.06.18 - 15h45

Procissão dos Santos Juninos desce o Morro da Conceição neste sábado (16)

img_alt

Tradicional cortejo, parte da programação de São joão oferecida todo ano pela Prefeitura do Recife, levará andor e 17 bandeiras juninas até o Sítio Trindade, sugerindo o caminho percorrido pelos nordestinos a cada São João, entre o sagrado e profano da festa (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O mês de junho é tão sinônimo de festa, quanto de fé. Para celebrar os santos católicos considerados padroeiros do Ciclo Junino, desde os afamados São José, Santo Antônio, São João e São Pedro, até os nem sempre lembrados Santa Isabel, São Paulo e Santana, chega à sua 12ª edição, no próximo sábado (16), a Procissão dos Santos Juninos.

O tradicional cortejo, parte da programação junina oferecida todo ano pela Prefeitura do Recife, sai do Morro da Conceição em direção ao Sítio Trindade, sugerindo o caminho percorrido pelos nordestinos a cada São João, entre o sagrado e profano da festa.

Ao todo, 17 bandeiras participarão da liturgia, que começa a partir das 16h, com a concentração dos grupos, diante do Santuário do Morro da Conceição. A partir das 17h, os párocos Renato Azevedo e Padre Ulisses conduzirão, entre outros religiosos convidados, a sagração das bandeiras e do andor, no altar do Santuário, onde somente as bandeiras mais antigas ficarão posicionadas.

Depois da sagração, ainda no alto do Morro, vai ter novidade este ano. Às 18h, os grupos e suas bandeiras sairão do santuário em direção à imagem da santa para abraçar Nossa Senhora da Conceição. Em seguida, uma saudação de fogos anunciará a saída da procissão.

Do cortejo, além das 17 bandeiras e seus grupos, farão parte 50 bacamarteiros da Associação de Bacamarteiros do Cabo, que prometem um estrondoso espetáculo, com participação de banda de pífano. A banda Vereda Tropical do maestro Lessa também acompanhará a procissão, executando hinos sacros e dobrados, até a chegada na Avenida Norte, onde a Forrovioca aguardará o cortejo para seguir até o Sítio Trindade, ao som do trio pé-de-serra Os Tangarás.

Na chegada ao Sítio, religiosos e brincantes serão recebidos pela Associação Musical 19 de Fevereiro. Para abençoar a festa, o andor com os santos juninos permanece no Sítio Trindade até que se apaguem todas as fogueiras, silenciem as sanfonas e sejam dados por encerrados os festejos juninos na cidade.