NOTÍCIAS

Cultura | 14.08.12 - 12h15

Prefeitura encerra campanha de Educação Ambiental na Mustardinha

[caption id="attachment_24198" align="alignleft" width="334"] Em um toldo, na Rua Major Mario Portela, moradores assitiram às apresentações de dança e música, palestras e contação de história. Foto: Clélio Tomaz[/caption]

Cerca de sessenta meninos e meninas, dos seis aos 12 anos, do bairro da Mustardinha, acompanharam na noite desta segunda-feira (13), as festividades de encerramento do projeto de educação ambiental “Simbora meu povo, mudar pra valer”.  A campanha, realizada na localidade pela Prefeitura do Recife, por intermédio da autarquia de saneamento Sanear, incluiu gincanas, oficinas de fotografia e reciclagem e visitas porta a porta, a fim de mobilizar as comunidades beneficiadas com obras de saneamento integrado para a importância da preservação ambiental.
 
Num toldo instalado na Rua Major Mario Portela, os moradores assitiram às apresentações de dança e música, palestras e contação de histórias. As atividades também marcaram o encerramento da gincana ambiental, com a entrega de prêmios aos grupos vencedores, distribuição de brindes e sorteios de kits de limpeza, que foram doados pela empresa ASA, de Afogados, parceira da comunidade no recolhimento de óleo de cozinha para uso na fabricação de sabão.
 
Alunas da Escola Municipal Antônio de Brito Alves, da Mustardinha, fizeram uma bela apresentação musical em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, além de coreografias com mensagens de proteção ao meio ambiente. Uma das mais entusiasmadas com a campanha, a estudante Gercenes Neves de Melo, de 11 anos, do 5º ano do ensino fundamental, disse que estava muito feliz em dançar e cantar na sua comunidade. “É muito legal preservar nosso ambiente. Na escola nós estamos aprendendo a repassar para os adultos coisas importantes, como colocar o lixo no lixo, não poluir os canais e economizar água”, explicou.
 
A também “dançarina” Marcelly Delmondes, de 12 anos, disse que o mais legal da campanha foi aprender a reciclar. “Além de aproveitar garrafas pet, nós ficamos sabendo que o óleo usado pode virar sabão, não é maravilhoso?”, frisou a estudante.
Após a apresentação da cantora e arte educadora, Ceci Medeiros, que encantou os moradores contando e cantando a história da Mustardinha, as crianças que participaram da oficina e gincana contaram um pouco das suas experiências durante o projeto.
 
Ao fazer um balanço da campanha no bairro, a diretora de Educação Sanitária e Ambiental da Sanear, Tina Caldas, disse que a idéia principal foi transformar as crianças e agentes multiplicadores. “Além de aprenderem bons hábitos sanitários desde pequenos, eles levam os ensinamentos a sério e ‘pressionam’ os pais, avós e outros parentes a mudarem o comportamento dentro de casa e na própria comunidade”, ressaltou Tina, que ressaltou: “De maneira geral a campanha foi muito proveitosa. Esperamos fazer o mesmo no bairro da Mangueira”.
 
Ações na Mustardinha - A administração municipal realizou no bairro, entre 2009 a 2011, uma série de obras na localidade, como pavimentação, drenagem e recuperação do sistema de esgotamento sanitário de diversas ruas, beneficiando mais de 12 mil moradores.
 
Descarte adequado do lixo domiciliar, uso correto do sistema de esgotamento sanitário e cuidados para não obstruir caneletas e canais são exemplos de temas repassados e debatidos com os moradores durante a campanha “Simbora meu povo, mudar pra valer”, que durou cerca de três meses na Mustardinha.  A próxima comunidade que receberá a ação educativa da Prefeitura será o bairro da Mangueira, onde a previsão de inicio das atividades é em 20 dias.