NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 14.09.15 - 14h55

Transforma Recife será tema de discurso no Senado Federal

img_alt

Senador Fernando Bezerra Coelho conheceu detalhes do projeto e revelou a intenção de apresentar o Transforma ao Senado para que seja replicado em outras cidades. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)



O prefeito Geraldo Julio apresentou, na manhã desta segunda-feira (14), detalhes da plataforma Transforma Recife ao senador pernambucano Fernando Bezerra Coelho e ao deputado estadual Miguel Coelho. O senador se mostrou bastante animado com a iniciativa, que tem consolidado o Recife como a capital da solidariedade e já recebe elogios em todo o Brasil.

“No Senado Federal eu já recolhi depoimentos bastante positivos sobre o Transforma Recife a partir da repercussão que o projeto já tem na mídia. A experiência do Recife pode ser replicada em outras cidades brasileiras e nós temos interesse, como senador, de aproveitar esta iniciativa para que outras cidades do Brasil possam seguir este exemplo”, comentou Fernando Bezerra Coelho.

"O projeto Transforma Recife é um modelo que pode ser replicado para qualquer cidade brasileira."

O Transforma Recife é o primeiro projeto de voluntariado no Brasil lançado por uma prefeitura, atingiu a marca de 37 mil voluntários e mais de 350 instituições beneficentes cadastrados e funciona cruzando dados de pessoas que querem fazer trabalho voluntário com organizações não governamentais.

Para o prefeito, o Transforma pode ser aplicado em qualquer município brasileiro. “É muito importante a integração do Senado Federal com a Prefeitura do Recife. O projeto Transforma Recife é um modelo que pode ser replicado para qualquer cidade brasileira. O senador Fernando podendo reverberar isto no Senado, certamente vai chamar ainda mais a atenção dos estados e das cidades que podem fazer a mesma coisa”, avaliou Geraldo Julio.

Outro número importante atingido pelo Transforma Recife foi o de aproximadamente 170 mil horas dedicadas ao trabalho voluntário pelo povo do Recife. O número é constantemente atualizado no voluntariômetro do projeto, que está localizado na Avenida Agamenon Magalhães. A ação pioneira acontece através de um site que funciona como uma rede social, com um sistema que cruza os perfis de interesse. Cidades de várias partes do Brasil já demonstraram interesse pelo programa pedindo informações para a Prefeitura.

No Transforma Recife, os voluntários realizam o cadastro incluindo preferências de atuação, localização, horários e causa ideal, com as diversas oportunidades de voluntariado. Já as entidades se inscrevem informando as necessidades para ampliarem ou desenvolverem melhor os trabalhos. Em seguida é feito o cruzamento dos dados para que os voluntários e instituições sejam aproximados.

PROGRAMA – O público em geral pode se cadastrar na plataforma digital do programa através do site www.transformarecife.com.br. É possível também realizar a inscrição na sala física do projeto. O espaço já está funcionando na Rua do Bom Jesus, n° 180, das 9h às 12h e das 15h às 17h.