Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 14.09.17 - 10h39

Seminário alerta sobre riscos de acidentes biológicos no trabalho

img_alt

A proposta do evento da Secretaria de Saúde do Recife é promover a prevenção de agravos. (Foto: Lú Streithorst/PCR)

 

Profissionais da área de saúde se reuniram nesta quarta-feira (13) no auditório do Ministério Público Pernambuco, em Santo Amaro, para participar do I Seminário sobre Riscos Biológicos no Trabalho – “Impactos e Desafios na Prevenção de Agravos à Saúde”. O evento, realizado pela Secretaria de Saúde do Recife, por meio do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador do Recife (Cerest), tem o objetivo de construir ações de promoção à prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.

"É um momento importantíssimo que busca integrar a gestão, o serviço e o ensino no sentido de fortalecer e avançar no entendimento para os riscos de acidente biológicos no trabalho", disse a diretora executiva de Vigilância a Saúde do Recife, Joana Freire.

Uma das palestrantes foi Josineide Vieira, enfermeira do Cerest Recife, que abordou as notificações por exposição a materiais biológicos no Recife. Para ela, as notificações dos acidentes são fundamentais para a melhoria da saúde do trabalhador.

De acordo com dados do Cerest Recife, a exposição ocupacional a materiais biológicos contaminados vem crescendo, sendo o terceiro agravo laboral mais notificado, perdendo apenas para LER (lesão por esforço repetitivo), DORT (Distúrbios Osteo Musculares Relacionados ao Trabalho) e os transtornos mentais. Os ferimentos com agulhas e materiais cortantes, por exemplo, são capazes de transmitir mais de 20 tipos de patógenos diferentes, como os vírus da imunodeficiência humana (HIV), da hepatite B (HBV) e da hepatite C (HCV).

"Esse evento me provocou um maior interesse, pois é um risco ‘invisível’. Irei buscar formas de prevenção no meu local de trabalho", afirmou Silvia Gomes, técnica de segurança do trabalho do Instituto de Recursos Humanos, uma das 150 pessoas inscritas no seminário.