Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 14.09.18 - 14h57

Prefeitura do Recife participa da 17ª Parada da Diversidade de Pernambuco

Serão divulgadas as campanhas de enfrentamento à violência contra a população LGBT e de cuidados com a saúde. Também foram montados esquemas especiais de trânsito e de limpeza para o evento.

A Prefeitura do Recife vai participar da 17ª Parada da Diversidade de Pernambuco, promovida pelo Fórum LGBT de Pernambuco na Avenida Boa Viagem, na manhã do próximo domingo (16). A Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife e a Secretaria Municipal de Saúde vão divulgar as campanhas de enfrentamento à violência contra a população LGBT e de cuidado com a saúde, assim como os demais serviços de atendimento a esse público. Também foram montados esquemas especiais de trânsito e de limpeza para o evento.

Para garantir o ordenamento do trânsito e a segurança viária dos pedestres durante a Parada da Diversidade, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) elaborou esquema especial de trânsito das 7h às 20h, com o apoio de 120 agentes e orientadores de trânsito. Será interditado o trecho da Avenida Boa Viagem entre a Avenida Armindo Moura e a Rua Padre Bernardino Pessoa. Além disso, outras 20 ruas que interligam a Rua dos Navegantes à Avenida Boa Viagem também terão interdições durante o período. Os bloqueios serão desfeitos conforme a passagem do desfile e, no final, ficarão restritos apenas no trecho entre as ruas Barão de Souza Leão (Pracinha de Boa Viagem) e Padre Bernardino Pessoa.

Profissionais da Gerência de Livre Orientação Sexual do Recife (Glos), incluindo advogado e psicólogo do Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT do Recife, darão orientações sobre direitos humanos e auxiliarão no atendimento às vítimas de discriminação e violência homofóbica. E para garantir a acessibilidade das pessoas surdas às falas durante a Parada da Diversidade, a Gerência da Pessoa com Deficiência do Recife vai disponibilizar intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Já a Secretaria de Saúde do Recife vai distribuir três mil preservativos e dois mil sachês de gel lubrificante durante o evento. Equipes de agentes redutores de danos farão abordagens educativas sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e sobre o uso abusivo de álcool e outras drogas.

Os profissionais da Secretaria de Saúde também vão entregar informativos sobre os ambulatórios LGBT (Patrícia Gomes, que funciona na Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena) e LBT (no Hospital da Mulher do Recife, no Curado). O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) disponibilizará uma Unidade de Suporte Básico (USB) para o evento, para atender aos casos de menor complexidade.

A Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura Cidade do Recife também estão envolvidas na preparação do evento de celebração à liberdade de gênero e respeito ao próximo, garantindo estrutura de som e iluminação, além de atrações, DJ e banheiros químicos para a Parada da Diversidade. Já a Guarda Municipal do Recife (GMR) estará com efetivo de 40 homens e mulheres distribuídos ao longo do percurso da Parada da Diversidade, além de quatro viaturas do Grupo Tático Operacional (GTO) para manutenção da ordem pública.

Já é uma tradição a Prefeitura do Recife apoiar a realização da Parada da Diversidade por considerá-la uma importante ação afirmativa de luta pela garantia de direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. O evento também é uma oportunidade de divulgarmos as conquistas e ações desenvolvidas pela Prefeitura do Recife em prol da causa LGBT, como a plataforma digital para recebimento de denúncias de violência contra a população LGBT implantada em maio deste ano”, disse o gerente de Livre Orientação Sexual do Recife, Wellington Pastor.

Neste ano eleitoral, a 17ª Parada da Diversidade tem como tema “Qual a sua plataforma? Defenda a democracia e os direitos LGBTs”, visando chamar atenção para a identificação de candidatos comprometidos com a democracia e os direitos LGBTs. Nos 12 trios elétricos, estão confirmadas atrações como Musa, Michelle Melo, MC Troinha, Nega do Babado, Wanessa Camargo, Romero Ferro, a DJ Lala K, entre outros. O trio da Prefeitura do Recife terá Alan Ka e banda como atração.

 

LIMPEZA - A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) mobilizará uma equipe de 211 garis para cuidar da limpeza do evento. Haverá varrição, limpeza da faixa de areia, lavagem das vias e remoção de todo lixo produzido e disposto de forma inadequada durante a parada. Trinta contenedores serão instalados no Parque Dona Lindu e quatro caminhões compactadores serão disponibilizados para o serviço de remoção. A partir das 17h, um caminhão-pipa iniciará a lavagem das vias. Neste ano, a Emlurb estima que serão recolhidas cerca de 50 toneladas de resíduos após o evento.