NOTÍCIAS

Cultura | 14.10.14 - 16h43

III Virtuosi Século XXI - De 24 a 27 de outubro

O festival trará alguns dos maiores nomes da música contemporânea no cenário internacional e homenageará a compositora Marisa Rezende. (Foto: Divulgação)

Os amantes da música contemporânea tem um encontro marcado com o que há de melhor nessa área neste mês de outubro. É que acontece de 24 a 27, o III Virtuosi Século XXI. Com patrocínio dos CORREIOS e do BNDES através da Lei Rouanet, o evento acontece no Insituto JCPM e no Teatro Eva Herz, localizado na Livraria Cultura do Shopping RioMar. O festival tem o apoio da Prefeitura do Recife, CEPE, IJCPM, Livraria Cultura e Folha de Pernambuco.

O Virtuosi Século XXI está em sua terceira edição e tem a direção artística do maestro Rafael Garcia, coordenadoria de Ana Lúcia Altino e curadoria do compositor paraibano Marcílio Onofre. O festival trará alguns dos maiores nomes da música contemporânea no cenário internacional, além de grandes compositoras brasileiras e estrangeiras, e homenageará a compositora Marisa Rezende.

O festival visa valorizar e estimular a produção, divulgação e o registro da música expressa em uma linguagem contemporânea, especialmente aquela escrita por compositores brasileiros. A ideia é a de abrir caminho para que mais pessoas travem os primeiros contatos com uma variada gama de linguagens musicais e processos composicionais, próprios da música deste período. O Virtuosi Século XXI ainda pretende promover um intercâmbio entre artistas locais e de outras regiões do país possibilitando a atualização quanto às linguagens musicais contemporâneas.

A programação do evento está dividida em três segmentos: Mostra de música contemporânea; Série de Encontros entre compositores e comunidade em geral e Masterclasses. A mostra de música contemporânea compreende três concertos com a participação do duo formado pela flautista norte-americana residente na Alemanha Camilla Hoitenga e o pianista estoniano Taavi Kerikmäe; o Grupo Camará da Universidade Federal da Bahia, a Pocket Ópera “SOLO” de Jocy de Oliveira com participação da soprano e atriz Gabriela Geluda e o The Penderecki String Quartet.

Os concertos serão realizados nos dias 24, 25 e 26 de outubro sempre às 19h30, com exceção do domingo 26 que também terá um concerto às 17h, com entrada franca no Teatro Eva Herz. Na programação dos concertos serão apresentadas obras dos compositores presentes no evento assim como de vários outros compositores. No dia 25, às 19h será o lançamento do livro de Jocy de Oliveira “Diálogo com Cartas”.

A série de encontros entre compositores e comunidade em geral acontece de 9h30 às 12h20 e das 14h às 15h20 no Teatro Eva Herz. Esses encontros visam exposições e debates sobre o pensamento musical no Século XXI e sobre os vários aspectos da música atual, incluindo sua criação, interpretação e percepção. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no site www.virtuosi.com.br a partir do dia 1º de outubro.

A compositora Chaya Czernowin (Israel/EUA) vai ministrar duas oficinas de composição, além de duas masterclasses para os jovens autores que tiverem obras selecionadas para trabalharem em aulas individuais com os convidados. Também participarão como palestrantes do Virtuosi: Jocy de Oliveira (SP), Vania Dantas Leite (RJ), Ilza Nogueira (PB), Heather Dea Jennings (EUA/RN) e naturalmente Marisa Rezende (RJ).

A participação nas palestras e nas oficinas é gratuita. No entanto, será necessário fazer inscrição para as mesmas através do site virtuosi.com.br considerando que haverá aproximadamente 70 lugares disponíveis em cada oficina/palestra. No caso específico das oficinas de composição, seis dos participantes poderão apresentar uma peça, cada, para ser discutida com o ministrante, de acordo com os critérios explicados no site.

Serviço:
III VIRTUOSI SÉCULO XXI
Dias 24, 25, 26 e 27 de outubro de 2014
Local: Teatro Eva Herz da Livraria Cultura do Shopping Rio Mar e Instituto JCPM.
Horário: 19h30 (sessão extra no domingo, 26, às 17h)
Entrada Franca
Informações: 3363.0138