NOTÍCIAS

Cultura | 14.10.14 - 16h03

Recife 500 Anos em pauta no Museu do Recife

Seminário conta com apoio da PCR e busca iniciar debate sobre o planejamento do Recife para os próximos anos com foco nos desafios para o século 21. (Foto: Lú Streithorst/PCR)

Evolução urbana, planejamento e gestão pública. Este é o tema do seminário Recife 500 Anos que conta com o apoio da Prefeitura do Recife e é promovido pelo Instituto Recife de Gestão e a Agência Recife para Inovação e Estratégia (AIRES). A abertura foi realizada na noite de ontem (13), no Museu do Recife (Forte das Cinco Pontas), e contou com a presença de profissionais e estudantes da área. Os secretários de Desenvolvimento e Planejamento Urbano e de Planejamento e Gestão, Antônio Alexandre e Alexandre Rebêlo, respectivamente, também participaram do encontro. A programação segue até a sexta-feira (17), no Forte das Cinco Pontas.

No horizonte de aproximadamente 20 anos, Recife será a primeira capital brasileira a completar oficialmente 500 anos. Considerando ser esta uma data de forte simbolismo para a história da capital pernambucana, a PCR se propõe a discutir e planejar a cidade a partir do Projeto Recife 500 anos. À frente da coordenação do projeto, coube ao secretário Antônio Alexandre contextualizar a participação da prefeitura dentro do seminário. "Consideramos que 2015 será o ano em que nos propomos a debater de maneira mais enfática as diretrizes de um planejamento de longo prazo para a cidade do Recife, um planejamento que vá além do campo de uma gestão. O viés da discussão será em tono da cidade que queremos e precisamos. E este seminário nos ajudará a abrir o início desse debate", explicou Antônio Alexandre.

Sobre as ações trabalhadas pela Prefeitura do Recife, três delas se destacam dentro do debate proposto pelo seminário, todas elas com a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Urbano. A primeira ação está ligada diretamente à compreensão da atual gestão de investir nas áreas de planejamento. Neste ponto enquadra-se o Projeto Recife 500 anos, que envolverá as pessoas nesse amplo debate. A segunda ação diz respeito às revisões do Plano Diretor da Cidade e da Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS). E, por fim, a elaboração e regulamentação de normativas urbanísticas que auxiliem o processo de crescimento da cidade.

Seminário - Faz parte do cronograma proposto na programação do seminário, referências históricas sobre a formação do Receife bem como a importância dessas características para a formação da cidade. O desafio lançado é de promover a reflexão sobre como essas nuances se convergem dentro do crescimento urbano ordenado, tendo como pilar o desenvolvimento sustentável e inserindo os cidadãos dentro desse processo.