NOTÍCIAS

Cultura | 14.10.15 - 17h53

A composição e suas variáveis na residência artística com Vanilton Lakka

img_alt

A atividade faz parte da programação formativa do 20º Festival Internacional de Dança do Recife (Fotos: Carlos Augusto/PCR)

 

Pensar o projeto de uma coreografia em todos os seus detalhes, desde a idéia até o produto final que é a montagem, passando pela conexão disso com a música, o figurino, a platéia. Esse é o foco da residência artística que está sendo realizada no Recife, pelo bailarino Vanilton Lakka. Com o título Estratégias de composição em Dança, ela acontece até o próximo sábado no Centro de Formação Apolo-Hermilo, no Bairro do Recife, das 9h às 13h. 

A composição e suas variáveis são abordadas no trabalho. Questões como o jogo, a improvisação e a sequência e as relações estruturais que derivam disso são abordadas nos encontros. “Nosso objetivo é mostrar como essas coisas se interligam e até interferem uma na outra, quando falamos de compor um espetáculo. Até onde o improviso e a sequência coreográfica interagem entre si é outro foco do nosso trabalho”, destaca Lakka.

Ao todo 54 pessoas se inscreveram para participar, das quais, 30 foram selecionadas. São dançarinos em geral, originários de matrizes variadas (do Hip Hop ao Ballet Clássico e das Danças Populares à Dança Contemporânea). Entre eles está a francesa Elvira Hsissou que veio ao Brasil especialmente para acompanhar o ciclo de festivais de dança no país. Começando seu trabalho pelo Recife ela se mostrou animada com a residência. “Muito boa. É uma proposta de trabalho que já experimentei em outros locais e que tem tudo a ver com o momento atual da dança”, afirmou.

Outro participante é o paulista Frank Tavanti, que veio do interior de São Paulo exclusivamente para participar da residência com Vanilton Lakka. “Perdi a oportunidade de fazer esse curso com Lakka em São José do Rio Preto e quando soube que ele vinha para o Recife, decidi vir. Por sinal é a primeira vez que venho aqui”, destacou. Ele que coordena um grupo de dança e outro de teatro no interior de São Paulo, onde também desenvolve um trabalho social, diz que veio buscar novas idéias. “Fazer a residência é uma oportunidade de arejar as idéias. E encontro um desafio perturbador ao encontrar aqui a questão do improviso e a importância da composição nos dias atuais. Perceber o quanto a coreografia seqüenciada pode vir para o momento de criação atual”, ressalta Frank.

Lakka na UFPE – Nesta quinta-feira (15), Vanilton Lakka vai estar no Centro de Artes da UFPE, na Cidade Universitária. Ele participa de um encontro teórico prático, a partir das 15h, com o tema Conexões entre Dança Contemporânea e Danças Urbanas, com alunos de dança do centro.  

Vanilton Lakka - é Mestre em Artes pelo PPGArtes da Universidade Federal de Uberlândia e atua como professor na graduação em dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: danças urbanas/hip hop e suas conexões com a dança contemporânea, técnicas corporais, formatação de trabalhos de dança em diferentes suportes/mídias, com foco na criação e na formação. Sua formação é marcada pela vivência nos universos da Dança de Rua e da Dança Contemporânea. Em suas criações coreográficas destacam-se questões referentes ao uso de técnicas corporais, a formatação de trabalhos de dança em diferentes suportes e a exploração da relação arte-cidade no ambiente urbano.

Entre suas principais criações estão “Dúbbio” (2003) - que será apresentada no domingo (18) às 18h, no Centro Apolo -Hermilo -, “Você, um Imóvel Corpo Acelerado” (2003), “De...va..gar: últimos capítulos da cultura nacional” (2004), “Interferência inacabada...preste atenção no ruído ao fundo” (2007), “O Corpo é a Mídia da Dança? - Outras Partes” (2005/2007), Mono-blocos (2013), Sujeito Corpóreo, Corpo Midiático (2013), Olhar (2014) e Derivações Hip Hop (2015).