NOTÍCIAS

Educação | 14.10.15 - 10h47

Show de Elba Ramalho marca comemoração do Dia do Professor no Recife

Festa acontece no Parque Dona Lindu, a partir das 18h30 desta quarta (14), a custo zero para os cofres municipais; o sanfoneiro Adelson Viana faz o show de abertura

 

A Prefeitura do Recife comemora o Dia do Professor com um show da cantora Elba Ramalho, na noite desta quarta (14), na esplanada do Parque Dona Lindu, na orla de Boa Viagem. A homenagem aos cerca de 6 mil educadores da rede municipal de ensino começa às 18h30, com apresentação do sanfoneiro Adelson Viana, e terá o grande momento às 20h, quando a paraibana sobe ao palco.

A festa saiu a custo zero para os cofres municipais. Caso queiram, os participantes poderão doar um quilo de arroz para apoio ao Hospital do Câncer de Pernambuco. Para reforçar a campanha de prevenção e tratamento do câncer de mama, denominada Outubro Rosa, a Secretaria de Educação sugere a utilização de camisas nessa cor.

Na quinta-feira (15), quando é celebrado o Dia do Professor, não haverá aula nas escolas e creches municipais. Nesse dia, os profissionais da Educação do Recife receberão o Abono Educador, correspondente a um salário mínimo extra na conta. No final de setembro, foi pago também o Bônus Bienal, no valor de R$ 480, para compras na 10ª Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. O Bônus é um benefício garantido pela Lei Municipal Nº 17.912, sancionada pelo prefeito Geraldo Julio em outubro de 2013.

Entre as medidas de valorização do professor implantadas pela atual gestão, vale destacar o pagamento dos reajustes estabelecidos pelo Ministério da Educação em 2013, 2014 e 2015, com percentuais anuais de aumento do piso salarial de 7,97%, 8,32% e 13,01%, respectivamente. O antigo Centro Paulo Freire se tornou uma escola de formação de educadores, por onde passam cerca de 5 mil profissionais por mês.

Além disso, foram entregues 5.289 modems 3G e 4G para os professores da rede. De forma inédita na rede municipal, foram disponibilizadas 30 vagas de mestrado para os professores, nas universidades Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Católica de Pernambuco (Unicap). Por fim, 1.033 professores concursados foram nomeados para atuar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.