NOTÍCIAS

Cultura | 14.11.14 - 17h26

ZEIS recebem investimento inédito de R$ 19,6 milhões

O pacote de obras foi anunciado pelo prefeito Geraldo Julio nesta sexta (14), durante reunião do fórum do PREZEIS. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

A Prefeitura do Recife garantiu, nesta sexta-feira (14), um investimento histórico para as Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS). Serão R$ 19,6 milhões, da própria PCR, destinados para obras de terraplanagem, drenagem, pavimentação, escadarias e acessibilidade em 11 bairros da cidade. A iniciativa, autorizada na manhã desta sexta-feira (14) pelo prefeito Geraldo Julio, representa um marco na história dos movimentos sociais, pois há 27 anos não se aplica um montante desse porte, de uma só vez, nas áreas vulneráveis do Recife. Serão 19 intervenções, totalizando 5,4 quilômetros de vias urbanizadas. Nas próximas semanas, os editais serão publicados no Diário Oficial do Município. As obras terão início no começo de 2015.

A autorização foi assinada pelo prefeito, durante reunião do fórum do Plano de Regularização das Zonas Especiais de Interesse Social (PREZEIS), na Empresa de Urbanização do Recife (URB), órgão que ficará responsável pela execução das obras. Na ocasião, Geraldo Julio destacou a importância do PREZEIS para a valorização da participação popular. "As áreas contempladas foram indicadas pela população. É por isso que é importante recebermos aqui todos os representantes das ZEIS. Estamos realizando o que o povo esperava que nós fizéssemos na Prefeitura. É ouvindo o povo que a gente acerta e aqui estamos atendendo solicitações de décadas", afirmou. Todas as obras foram demandadas por iniciativa das comunidades, através do Fórum do Plano de Regularização das ZEIS.

Serão beneficiadas os moradores do Jordão (ruas Moguiguassu, Mimoso, Canadá, Camocin e travessa Flores do Oriente); Várzea (ruas Aristarco Pavão, Adalto Gomes e Expedicionário Antônio Romano); Mustardinha (ruas Anhaguera/Ituverava e Armando Burle); Caçote (ruas Sintel e Sindicato dos Comerciários); Jiquiá (rua Manoel Antônio Ferreira); Afogados (travessa Santa Helena); Zumbi (travessa Guaxupé); Ibura (rua Soldado Romildo Ottenen); Imbiribeira (rua Manoel de Abreu); Bongi (rua Acajutiba) e Madalena (rua Beco do Sapateiro).

Presente ao ato, o secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos do Recife, Victor Vieira, explicou que o calendário de execução das obras será montado a partir da necessidade das respectivas áreas. "Vamos fazer um roteiro estratégico. Todos os projetos estão concluídos. Nas gestões anteriores, não existia prioridade no orçamento da Prefeitura para isso. Nós fizemos e vamos continuar priorizando", disse. Nesse primeiro pacote serão contempladas as Regiões Político-Administrativas (RPAs) 4, 5 e 6.

Coordenador geral do PREZEIS, Bismark Saraiva lembrou que a iniciativa do prefeito é resultado de um compromisso assumido ainda na época da campanha eleitoral. "A sua gestão, Geraldo, deu uma foco diferenciado à participação popular. Passaram várias gestões na Prefeitura e nunca tivemos um investimento desse porte. São obras que atenderão diretamente a população mais necessitada do Recife", comemorou.

PREZEIS - O Plano de Regularização das Zonas Especiais de Interesse Social (PREZEIS) foi estabelecido pela Lei Municipal 14.947/1987, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida nas áreas de Interesse Social do Recife, estabelecidas na Lei de Uso e Ocupação do Solo. Para garantir o máximo de participação popular na tomada de decisões relativas às ZEIS, em julho de 2014, o prefeito Geraldo Julio assinou decreto no qual a gestão do Fórum do PREZEIS se dá em parceria entre a Secretaria Executiva do Sistema de Gestão Participativa, da Secretaria de Governo e Participação Social, e a Empresa de Urbanização do Recife (URB).