Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 15.01.24 - 18h02

Prefeitura celebra uma década do Programa Mãe Coruja Recife

img_alt

O programa, que será transformado em lei da cidade, foi implantado no Município em 2014. A comemoração aconteceu nesta segunda-feira (15), em um evento no Teatro do Parque, totalmente voltado para as mães e crianças beneficiadas. (Foto: Edson Holanda/PCR)

 

O Programa Mãe Coruja Recife (PMCR) alcançou, neste mês de janeiro, o marco de 10 anos de seu lançamento. A iniciativa acompanha as gestantes desde o pré-natal, parto e puerpério até os primeiros seis anos de vida da criança. Em comemoração, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), realizou, nesta segunda-feira (15), o evento ‘‘10 Anos Compartilhando Saberes e Afeto’’. A solenidade foi realizada no Teatro do Parque, na área central da cidade, e contou com a presença do prefeito João Campos, da vice-prefeita, Isabella de Roldão, e da Secretária de Saúde, Luciana Albuquerque, além de outros secretários, colaboradores, trabalhadores e pessoas atendidas pelo Programa.

“Hoje é um dia muito especial, são várias secretarias envolvidas no Mãe Coruja, diversos gestores e gestoras, mas precisamos cuidar do que é fundamental, por isso reforço com a nossa equipe que a gente cuide dos desafios de forma conjunta. O ato de governar é o de cuidar de quem precisa. Todo governante tem que querer para uma criança o que ele quer para um filho seu e querer para uma mulher o que ele quer para a sua mãe”, declarou João Campos. O prefeito também se comprometeu a transformar o Programa Mãe Coruja Recife em Lei da cidade. O projeto será enviado à Câmara de Vereadores até o final do mês. “Independente de qual prefeito ou prefeita venha a governar a nossa cidade, ninguém tem o direito de acabar com algo que faz bem ao futuro da nossa cidade”, disse.

Na festividade de uma década do Mãe Coruja, foram prestadas homenagens a Eduardo Campos, Renata Campos, Geraldo Júlio e Cristina Mello, figuras importantes na trajetória do programa. Além disso, houve uma retrospectiva de conquistas e resultados alcançados. Foram detalhados, ainda, novos projetos para 2024, incluindo avanços tecnológicos e expansão territorial, beneficiando mais famílias. No encerramento, o público presente, autoridades públicas municipais, profissionais da saúde e usuários do PMCR, prestigiaram apresentações culturais de Geraldinho Lins e do mágico Rodrigo Lima.

“Conseguimos atender metade dos bairros do Recife com resultados comprovados. Vemos que nos bairros que têm o programa implantado, fazemos a diferença quando falamos de indicador de mortalidade infantil e materna. Faz toda a diferença uma mãe ser acolhida com toda a dedicação da equipe Mãe Coruja”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Luciana Albuquerque. 

Ana Karine Farias de Lima, 29, participou do Mãe Coruja e esteve no evento desta segunda-feira. "O atendimento é ótimo, meu filho está com 3 meses e participei durante toda a gestação. Fiquei sabendo da oportunidade pela minha vizinha, que também estava grávida e me contou. Quando fui no posto fazer o primeiro pré-natal, a minha médica já me perguntou se eu queria participar e eu fui", disse ela. 

Atualmente, o PMCR acompanha cerca de 19 mil famílias, em 20 espaços espalhados pelo município, fazendo a cobertura de 47 bairros - o equivalente a 50% do território recifense. A iniciativa nasceu como uma importante estratégia de atenção a fim de reduzir a mortalidade materna e infantil, tendo como valores o direito à vida, atenção à saúde qualificada e humanizada, equidade, Intersetorialidade e tomada de decisão com base em evidências. Em 2023, foi inaugurado uma unidade do programa e a previsão, para 2024, é que mais três sejam implantadas, ampliando ainda mais a área de atuação e a quantidade de cadastrados.

“Prestamos assistência aos usuários a partir de uma linha de cuidado integrada que favorece o desenvolvimento pleno de cada indivíduo. Trata-se do fornecimento de um local de acolhimento e vivência, buscando fortalecer os vínculos entre mãe, bebê e família’’, explica Cláudia Soares, coordenadora-geral do PMCR.  Nos Espaços Mãe Coruja, são realizadas atividades educativas em grupo, atendimento individual e possibilidade de participar de cursos de capacitação e qualificação profissional. Também são oferecidos momentos de lazer, como visita ao Jardim Botânico; oficinas de contação de histórias e passeios de Catamarã. Oficinas que visam o empoderamento feminino, com temas como feminicídio, lei Maria da Penha, relações de gênero e raça também estão entre as atividades realizadas. ‘‘O incentivo ao protagonismo feminino, visando a capacidade de transformação da realidade de cada mulher cadastrada, é uma das principais preocupações do Programa", completa Claudia Soares.

Para participar do PMCR, basta ter iniciado as consultas de pré-natal no SUS, morar em um dos bairros cobertos pelo programa e procurar um dos espaços da sua área para realizar o cadastro. As gestantes são incentivadas a participar de todos os cuidados que uma gravidez exige. Para as mulheres que completarem sete ou mais consultas de pré-natal no SUS, o Mãe Coruja oferece o kit bebê, que consiste em 14 itens de higiene e enxoval. O Mãe Coruja Recife já foi reconhecido pela Unicef, Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância, como exemplo de boas práticas de políticas públicas e atenção à primeira infância. De acordo com o resultado da pesquisa do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), o programa causou um impacto notável na redução da mortalidade infantil da capital pernambucana, evitando cerca de 4 mil óbitos nos seus 10 anos de história.