Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Carnaval | 15.01.24 - 12h38

Semana de prévias agita os quatro cantos do Recife

img_alt

No total, população e turistas terão mais de dez opções gratuitas para conferir o melhor da cultura popular até domingo. (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

Ensaios de Maracatu, acertos de marcha, concursos carnavalescos. A semana que se inicia hoje e se estende até o próximo domingo (21) será de muita folia e magia para os brincantes e brinquedos populares. As prévias gratuitas acontecem em diversos bairros da cidade e vão do frevo ao samba.

Hoje (15), o Maracatu Nação Encanto da Alegria promove o pontapé inicial dos ensaios do Tumaraca - Encontro das Nações. Na rua Coremas, 40, na Mangabeira, os batuqueiros se reúnem ao Grupo Voz Nagô para deixar tudo pronto para o espetáculo, que acontecerá no dia 8 de fevereiro e promoverá um encontro inédito entre os Maracatus e o Olodum.

Na quarta, às 14h, a AABB, nas Graças, será palco para o concurso do Rei e Rainha da Pessoa Idosa, quando as majestades serão coroadas ao som de muito frevo. A quarta também será marcada pelo primeiro dos Acertos de Marcha, que resgatam os carnavais saudosos com as bandas de pau e corda e as evoluções dos blocos líricos. O primeiro dos encontros começa às 19h.

Na sexta (19), mais um concurso movimenta a cidade, sendo desta vez a coroação do Rei e Rainha da Pessoa com Deficiência, que agitará as dependências do Compaz Dom Hélder Câmara, a partir das 14h. De noite, a Rua da Moeda será o ponto de encontro do primeiro ensaio coletivo do Tumaraca, a partir das 19h, quando se reúnem as nações do Encanto da Alegria, Almirante do Forte, Raízes de África e Porto Rico. 

No domingo (21), o Pátio de São Pedro vira palco da primeira parte do Concurso de Porta-Estandarte, Flabelista, Mestre Sala e Porta Bandeira. Nele, os brincantes irão fazer suas evoluções e flutuando e dançando no espaço os seus pavilhões e insígnias. Para o concurso que confirma a diversidade do Carnaval recifense, inscreveram-se 78 candidatos, entre porta-estandartes de Clubes de Frevo, de Troças Carnavalescas, de Maracatus de Baque Virado, de Maracatus de Baque Solto, de Caboclinhos, e Tribos de Índios; flabelistas de Bloco de Pau e Cordas; e mestres sala e porta bandeiras de Escolas de Samba. 

 

Confira as prévias da semana

 

15/01

Segunda

19h

Ensaio Tumaraca - Nação Encanto da Alegria

Rua Coremas, nº 40, Mangabeira

16/01

Terça

19h

Ensaio Tumacara - Nação Almirante do Forte

Estrada do Bongi, 1319 – Bongi

17/01

Quarta

19h

Acerto de Marcha

Pátio de São Pedro

17/01/

Quarta

14h

Rei e Rainda da Pessoa Idosa

AABB - Rua Dr Malaquias, 204 - Graças

17/01

Quarta

19h

Ensaio Tumaraca - Raízes de África

R. Córrego Bombeirense, 115 - Água Fria

18/01/2024

Quinta

19h

Ensaio Tumaraca - Nação Porto Rico

Rua Eurico Vitrúvio, nº 483 Pina

18/01/

Quinta

19h

Acerto de Marcha

Pátio de São Pedro

19/01

Sexta

14h

Rei e Rainha da Pessoa com Deficiência

Compaz Dom Helder Câmara

19/01

Sexta

19h

Ensaio Tumaraca - Almirante do Forte + Raízes de África + Porto Rico + Encanto da Alegria

Rua da Moeda

19/01

Sexta

19h

Acerto de Marcha

Pátio de São Pedro

20/01

Sábado

19h

Acerto de Marcha

Pátio de São Pedro

21/01

Domingo

19h

Concurso Porta-estandarte, flabelista, mestre sala e porta-bandeira

Pátio de São Pedro

21/01

Domingo

19h

Tumaraca - Encanto do Pina

Rua São Benedito, 84, Pina

ASSUNTOS: