NOTÍCIAS

Cultura | 15.03.13 - 16h33

Prefeitura do Recife apoia semana Burle Marx

[caption id="attachment_32314" align="aligncenter" width="680"] Por iniciativa do então vereador Luciano Siqueira, a Semana Burle Max é festejada sempre no mês de agosto. (Foto: Lú Streithorst/PCR)[/caption]

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, juntamente com o Comitê Burle Marx começa a programar a semana, que dará visibilidade ao patrimônio histórico-cultural deixado por Roberto Burle Marx no Recife, com uma série de atividades comemorativas aos seus 104 anos. A primeira reunião, realizada na sede da Semas, nesta quinta (14/03), foi prestigiada por arquitetos, artistas, instituições e defensores de parques e praças da cidade.

“Este ano, as comemorações vão acontecer na semana do aniversário do paisagista, ou seja, logo no início de agosto. Também vamos trabalhar com o objetivo de promover um conjunto de ações que envolve desde atividades educativas, seminários, circuitos de visitações às praças, até a publicação de um livro produzido pela Universidade Federal de Pernambuco”, disse a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa, adiantando que uma nova reunião acontecerá no dia 11 de abril.

Instituída pela Lei Municipal nº 17.571/2009, de iniciativa do então vereador Luciano Siqueira, a Semana Burle Max é festejada em agosto de cada ano. Ao todo, há no município mais de 40 jardins, entre públicos e privados, projetados por ele e reconhecidos mundialmente como um legado. Das áreas verdes abertas ao público, destacam-se as praças da República, do Derby, Euclides da Cunha, Faria Neves, de Casa Forte, Ministro Salgado Filho e o Jardim do Campo das Princesas.

A coordenadora do laboratório de paisagem da UFPE, Ana Rita de Sá Carneiro, também ressaltou o resultado positivo do encontro e das atividades idealizadas para festejar os 104 anos do paisagista.

“Achei que a reunião teve bons encaminhamentos reunindo vários setores, como Meio Ambiente, Artes, Arquitetura, Turismo, alcançando a complexidade da obra de Burle Marx. O encontro trouxe uma série de boas ideias. A maioria pode vir a ser concretizada”, afirmou.

Além da arquiteta Ana Rita, participaram do encontro Elizabete Araruna (curadora de arte), Marcelo de Brito (Iphan), Marcos Prado (Conselho Estadual de Cultura), Márcia Chamixaes e Kyria Tsutsumi (ambas do IAB), além de representantes da Emlurb, secretarias de Turismo e Educação.