Secretaria de Governo e Participação Social

NOTÍCIAS

Direitos dos Animais | 15.03.16 - 18h02

Ação educativa leva informação sobre cuidados com os animais

A atividade é oferecida a crianças e jovens de escolas públicas e é realizada pela Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais

 

A escolha de ter um animal de estimação traz junto a responsabilidade de cuidados que precisam fazer parte do dia-a-dia do responsável por ele. A Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais do Recife (SEDA) busca despertar esse sentimento por meio de palestras educativas nas escolas públicas do Recife, quer sejam municipais ou estaduais. Amanhã (16) é a vez dos alunos das Escolas Estaduais Marechal Rondon e Presidente Artur da Costa e Silva conhecerem um pouco mais sobre os diretos e deveres que fazem parte desse universo que é ter e cuidar de um animal doméstico.

A ida às escolas é um trabalho permanente mantido pela secretaria e se repete semanalmente. Sensibilizar os jovens é considerada uma importante oportunidade na geração de informações que visam, sobretudo, resguardar o animal de possíveis maus tratos. A primeira escola a ser visitada nesta quarta-feira (16) é a Marechal Rondon, no bairro de Tejipió, contemplando cerca de 40 alunos do 2º ano. O encontro será às 9h. Na sequência, a partir das 10h30, é a vez dos alunos do 9º ano da Escola Estadual Presidente Artur da Costa e Silva aprender um pouco mais sobre esses cuidados.

Uma lista com 10 dicas ajudam os tutores a serem bons donos e auxiliam na convivência saudável entre o homem e animal. Ter tempo para brincar e dar atenção ao animal; nunca bater nele e buscar conversar para educá-lo; não manter o animal preso à correntes ou em lugares com pouco espaço; levá-lo regularmente ao veterinário e manter o ciclo de vacinação em dia, são algumas das orientações.

Além disso, a equipe da SEDA explica também sobre os serviços que oferece, como a castração de cães e gatos, os eventos de adoção, o Projeto Veterinário nos Bairros, fiscalização de possíveis maus tratos entre outras atividades. Até então a secretaria já realizou 8 mil castrações e implantações de microchipe de identificação; nos 23 eventos de adoção já realizados, cerca de 800 cães e gatos ganharam novos lares; em 10 mutirões, já foram realizadas 2.520 consultas veterinárias; mais de 700 ações de fiscalização de maus tratos foram realizadas e 344 palestras educativas já aconteceram.