Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 15.03.19 - 15h24

Comitê de População em Situaçāo de Rua do Recife é empossado

img_alt

Fórum passou a ser paritário com integrantes da sociedade civil (Foto: Cortesia)

 

Foram empossados esta semana, os novos membros do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para População em Situação de Rua (Comitê Pop Rua Recife), biênio 2019/2020. São dois titulares e dois suplentes da população em situação de rua, além de um titular e um suplente de entidades da sociedade civil organizada, alèm de instituições acadêmicas e de pesquisas e prestadoras de serviço, entre outras.

A assinatura do termo de posse dos 14 membros eleitos em fevereiro, aconteceu na sala de reuniões da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, no 6º andar da sede municipal, no Cais do Apolo. Já os 14 membros ligados às sete secretarias municipais com atuação na área serão indicados até o final do mês pelos respectivos titulares da pastas.

Durante a solenidade, a secretária Executiva de Assistência Social, Geruza Felizardo destacou a importância do Comitê. “É um espaço de discussão importante no sentido formalizar e garantir a participação da sociedade civil, de forma paritária, nas discussões e proposições das políticas públicas voltadas para a população em situação de rua”, ressaltou.

“Nossas reuniões serão mensais e o 1º encontro deste ano, marcará o início do nosso planejamento para 2019, vai acontecer no próximo dia 28 na Unicap”, frisou a representante municipal no Comitê Pop Rua Recife, Fernanda Carvalho. Entusiasta da iniciativa, ela lembra que a capital pernambucana foi a primeira do Brasil a realizar o fórum eleitoral para a participação da sociedade civil, baseado em Lei Municipal (nº 18.503/2018).

Patrícia Marília Felix da Silva é representante titular do Populus UFPE, grupo de pesquisa interdisciplinar sobre pobreza, trabalho e lutas sociais. “Ela disse que sua perspectiva é positiva em relação ao Comitê. “Espero que possa contribuir para a construção de políticas públicas voltadas para pessoas em situação de rua na cidade. Além disso, pretendemos abrir um espaço de articulação entre o espaço acadêmico e as pessoas que lutam pela garantia de seus direitos em todo o Recife”, garantiu.

Empossado como 1º suplente da População em Situação de Rua Organizada, Luiz Carlos da Silva também demonstrou otimismo sobre as futuras ações do Comitê. “Morei nas ruas do Recife durante 20 anos e hoje moro em um abrigo e voltei a estudar. Ser eleito para participar dessa entidade me enche de esperança, pois acho que vou poder contribuir para que todos os moradores de rua tenham direito à cidadania”, argumentou.