Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 15.03.20 - 20h30

Secretaria de Saúde do Recife se reúne com instituições de ensino, Cremepe e Simepe para tratar da Covid-19

img_alt

Nos encontros, foram discutidas as novas medidas da Prefeitura do Recife para evitar a disseminação do novo coronavírus (Foto: Cortesia)

 

Após o anúncio das novas medidas da Prefeitura do Recife para evitar a disseminação do novo coronavírus, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife se reuniu, na tarde deste domingo (15) com instituições de ensino, Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe). O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, esteve na Reitoria da Universidade de Pernambuco (UPE), em Santo Amaro, para falar pessoalmente com gestores de ensino técnico, tecnológico e superior do Estado sobre a decisão do prefeito Geraldo Julio, na manhã deste domingo, de suspender as aulas nas redes públicas e privadas a partir da próxima quarta-feira (18). 

As universidades que compõem o Consórcio Pernambuco Universitas e os Institutos Federais de Pernambuco elogiaram a decisão da Prefeitura do Recife e resolveram suspender as atividades presenciais já a partir desta segunda-feira (16), na UPE, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e outras instituições.

Depois da UPE, o secretário de Saúde recebeu, no gabinete da Sesau, no edifício-sede da Prefeitura, representantes do Cremepe e do Simepe. Um dos assuntos discutidos foi a recomendação do prefeito Geraldo Julio de que os profissionais de instituições públicas e privadas, com mais de 60 anos, trabalhem de casa, já que são mais vulneráveis à Covid-19. O gestor, que é infectologista, explicou que a exceção à regra são os profissionais de saúde, assim como outros servidores que prestam serviços considerados essenciais ao enfrentamento da Covid-19 - Assistência Social, Defesa Civil, Limpeza Urbana, e Guarda Municipal.

“Para que as ações anunciadas pelo prefeito nos últimos dias tenham êxito, é imprescindível o engajamento de todos os servidores da Sesau e a compreensão de que a atividade que exercem é de caráter essencial, sobretudo nessa situação excepcional de pandemia. Por esse motivo, conclamamos os profissionais de saúde a continuarem a exercer suas atividades nas unidades de saúde. Contamos com a colaboração de vocês e todos os profissionais da Sesau para garantir a continuidade dos atendimentos à população mais vulnerável da cidade, no momento em que elas mais precisam do SUS”, disse Jailson Correia.

O secretário de Saúde do Recife garantiu ao Simepe e ao Cremepe que a Sesau vai disponibilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para evitar a contaminação dos profissionais. Durante a manhã, uma das medidas anunciadas pelo prefeito Geraldo Julio foi a liberação de R$ 10 milhões para aquisição de mais EPIs.