NOTÍCIAS

| 15.04.11 - 15h34

Reluz melhora iluminação em Boa Viagem e Imbiribeira

A ação beneficiará 28 vias nos dois bairros

Por Junior Vilela

A Prefeitura do Recife prossegue, nos bairros de Boa Viagem e Imbiribeira, com as ações do programa Reluz, que buscam eficientizar e melhorar a iluminação pública da Cidade. O trabalho substituirá, a partir de segunda-feira (18), o conjunto de luminárias dos postes de 28 ruas das duas localidades. O programa já trocou, até o momento, mais de cinco mil pontos de luz e melhorará, até março de 2012, mais de 50% da iluminação da Cidade.

Em Boa Viagem, serão substituídos reatores, luminárias, lâmpadas, entre outros dispositivos, dos postes de 18 vias. Entre elas estão as ruas da Confraternização, Cônego Romeu, Dona Benvinda de Farias, Luiz Inácio Pessoa de Melo, Verdes Mares, Mário Souto Maior e Tenente João Cícero. Só na próxima semana, a ação promoverá a melhoria de 238 pontos de luz do bairro da Zona Sul.

Já na Imbiribeira, as equipes do Reluz atuarão em vias como as ruas Cônego Lira, Muricilândia, João Pedro da Silva e Nestor Moreira. “O Reluz garantirá um novo padrão de iluminação para a Cidade. Neste momento, estamos acelerando as ações para, até o final do primeiro semestre, concluir 20% do programa”, detalha o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Vital.

Saiba mais sobre o Reluz - As obras físicas do Programa foram iniciadas em dezembro de 2010. Será realizada a troca 61.681 pontos de luz por equipamentos mais econômicos e de melhor potencial de luminosidade. Até o momento, foram trocadas mais de cinco mil luminárias, reatores entre outros aparelhos do conjunto luminotécnico em bairros como Encruzilhada, Casa Amarela, Casa Forte, São José, Santo Amaro e Coelhos.

Além de assegurar luminosidade mais eficiente e uniforme, os novos equipamentos possuem aspectos que diminuem os gastos com manutenção e consumo de energia. Isso porque as lâmpadas possuem maior vida útil, potência menor e peças menos expostas aos efeitos danosos do tempo. Com isso, a Prefeitura pretende reduzir a conta de energia do Município em até 40%, ou seja, 24 mil megawatts-hora por ano. Essa economia ainda propiciará à Prefeitura recuperar o investimento do Reluz num prazo de seis anos.

Outro objetivo traçado pelo Programa é ajudar no combate à violência em áreas com altos índices de criminalidade. Para tanto, a Prefeitura instalará os equipamentos em localidades indicadas por estudos elaborados pela Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Atlas de Desenvolvimento Humano do Recife e estatísticas de homicídios na Cidade.

Para implementar o Programa, a Prefeitura do Recife obteve financiamento de R$ 26,8 milhões junto à Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF/Eletrobrás). “Este valor equivale a 75% dos custos do programa, ou seja, o máximo de investimento permitido pelo Governo Federal. Poucas cidades conseguiram este nível de captação de recurso, o que demonstra a qualidade do projeto e a capacidade de gerenciamento oferecidos pela Prefeitura. O restante dos custos serão bancados pelo Município, explica Vital.