NOTÍCIAS

| 15.04.11 - 15h32

Samu Recife oferece capacitação para aumentar número de atendimentos com resgate aéreo

Curso neste sábado (16) é oferecido em parceria com a Polícia Rodoviária Federal

Por Larissa Correia

A Secretaria de Saúde do Recife promove, neste sábado (16), uma atualização para profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). Realizada em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, a iniciativa terá como foco o resgate aeromédico. O curso será realizado das 8h30 ao meio-dia, no auditório da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - FENSG, da Universidade do Estado de Pernambuco (Rua Arnóbio Marques, nº 310 - Santo Amaro).

Queremos sensibilizar médicos e enfermeiros do atendimento pré-hospitalar sobre o acionamento e o emprego da viatura aérea. Temos uma média mensal de 30 a 35 atendimentos com o helicóptero, mas queremos ampliar ainda mais a utilização do equipamento. O resgate aeromédico pode ser acionado seguindo as mesmas necessidades do socorro terrestre, mas apresentando exigências como local para pouso e decolagem”, detalhou Leonardo Gomes, coordenador geral do Samu Metropolitano do Recife – que compreende os serviços oferecidos na capital pernambucana, municípios circunvizinhos, Goiana, Condado e Fernando de Noronha.

Um dos palestrantes do curso será o coordenador do serviço médico e comandante da aeronave da PRF, Bem Júnior. Também estarão presentes instrutores do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Recife. Fisiologia e segurança de vôo e área de abrangência estão entre os assuntos que serão abordados na atualização. Os participantes ainda terão acesso a um sobrevôo. Ao todo, são oferecidas 30 vagas para a sensibilização.