NOTÍCIAS

Cultura | 15.05.12 - 16h22

Bairro da Iputinga será tema do próximo programa turístico Conheça o Recife

Conhecido como Bairro dos Artistas, a Iputinga será tema do próximo passeio turístico realizado pela Prefeitura do Recife, neste sábado (19), com saída às 14h, da Praça do Arsenal da Marinha. A cada sábado, um novo roteiro gratuito é realizado.

A primeira parada do Circuito do Bairro da Iputinga será na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, projetada pelo arquiteto Augusto Reynaldo, um dos responsáveis por consolidar a arquitetura moderna no Recife. No interior da igreja, 14 quadros do pintor Queralt Pratt retratam a Via Sacra.

Em seguida, o grupo segue para o Espaço Cultural da Moeda. O local foi requalificado em 2008 através do projeto Turismo na Comunidade, da Secretaria de Turismo do Recife, em parceria com a Fundação Gilberto Freyre. O ambiente, fruto de um sonho idealizado pelo então proprietário Antônio Vital, apresenta um acervo de moedas e cédulas estimada em mais de um milhão de exemplares. Tudo começou quando Antônio Vital, aos sete anos de idade, recebeu como recompensa uma moeda de 20 réis por ter segurado o cavalo de um "matuto", durante alguns minutos.

O roteiro visita ainda a Casa do Engenho Barbalho, construção do século XIX e o ateliê dos artistas Val Bonfim e Corbiniano. O primeiro é ceramista, escultor, pintor e morador do bairro há  muitos anos. José Corbiniano Lins nasceu em 1924 , começou a pintar em 1949 e fez parte do Movimento de Arte Moderna na década de 1950.

As inscrições poderão ser feitas através do telefone 81 3355.8847. As vagas são limitadas. É solicitado aos participantes a entrega de um pacote de leite em pó para ser doado ao Movimento Pró-Criança, no bairro dos Coelhos.