NOTÍCIAS

| 15.05.12 - 17h17

Teatro de Santa Isabel completa 162 anos e comemoração será com sarau de artes

O espetáculo Recordar para Reviver tem início às 20h, com entrada gratuita

[caption id="attachment_18513" align="alignleft" width="334" caption="Ícone da cultura do Pernambuco, o Tetaro de Santa Isabel comemora 162 anos com sarau de artes. Foto: Marcelo Lyra"][/caption]

Na próxima sexta-feira (18) o Teatro de Santa Isabel completará 162 anos de fundação. Para marcar a data desse importante equipamento cultural, a Prefeitura do Recife apresenta o sarau de artes Recordar para Reviver, às 20h. O espetáculo, que envolve música, dança, literatura e teatro, terá tradução em libras e tem entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início.

Com roteiro de Sônia Bierbad, o texto será interpretado pelos atores André Riccari, Karla Martins, Marcelino Dias, Renata Phaelante, Gilson Paz e a própria Sônia. A apresentação conta de maneira dinâmica e sucinta a história do teatro-monumento e fatos que marcaram os 162 anos de sua existência. O evento terá também a participação do tenor Jefferson Bento e do Pianista Glauco Cézar II.

“Essa casa é um ícone da cultura pernambucana, um espaço que é super presente e eficiente na cena cultural e política da cidade e é uma grande alegria presenciar e participar desse momento festivo que é o aniversário dos 162 anos do Teatro de Santa Isabel”, afirma a diretora do Teatro, Cira Ramos.

O Teatro de Santa Isabel é hoje um dos 14 teatros-monumento do país, reconhecidos como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, título que ganhou em 1949. Sua trajetória tem páginas repletas de óperas, dramas, concertos, comédias, torneios de oratórias, solenidades cívicas e políticas, bailes, festas e jantares. O Santa Isabel é testemunha da história do Recife, sendo palco de eventos políticos, sociais e culturais, além de eventos marcantes para a Cidade, como a Rebelião Praieira, a Campanha Abolicionista e a Campanha pelo advento da República.

O monumento representa o primeiro e mais expressivo exemplar da arquitetura neoclássica em Pernambuco e foi idealizado por Francisco do Rego Barros, o Barão da Boa Vista, que foi presidente da Província de 1837 a 1844. O projeto foi elaborado e dirigido pelo engenheiro francês Louis Léger Vauthier. Foi construído pelo trabalho não-escravo, uma inovação na época, e com recursos financeiros provenientes de loterias, da companhia de acionistas e do tesouro provincial.

Às vésperas de sua inauguração, o Teatro de Pernambuco, como até então era chamado, passa a se chamar Teatro de Santa Isabel. Foi o nome com que, antes de deixar o cargo no final de 1849, o presidente da Província, Honório Hermeto Carneiro Leão, pretendeu homenagear a Princesa Isabel. Finalmente, em 18 de maio de 1850, o teatro é inaugurado, com a encenação do drama O Pajem D´Aljubarrota, de Mendes Leal, escritor português dos mais encenados na primeira metade do século.

Visita guiada – quem quiser conhecer mais detalhes sobre a história e arquitetura do TSI, pode participar da visita guiada que acontece todos os domingos das 14h ás 17h. Agendamentos prévios podem ser feitos pelo telefone 3355.3323.

Serviço:
Sarau de artes – Recordar para Reviver
Aniversário de 162 anos do Teatro de Santa Isabel
Quando: sexta–feira, 18 de maio
Onde: Teatro de Santa Isabel
Hora: 20h
Entrada gratuita