NOTÍCIAS

Cultura | 15.05.13 - 19h19

Inscrições para a 5ª Conferência Municipal da Cidade termina nesta sexta-feira

Serão disponibilizadas 400 vagas para delegados e outras 50 são reservadas aos observadores interessados em acompanhar as discussões

Segue até a próxima sexta-feira (17/05) as inscrições para a 5ª Conferência Municipal da Cidade. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Urbano, realizará o evento entre os dias 24 e 26 de maio, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, no bairro da Madalena.

Para se inscrever, os interessados devem acessar o site conferenciadacidade.recife.pe.gov.br . Nesta edição serão oferecidas 450 vagas, sendo 400 destinadas aos delegados, que terão poder de voto, e as outras 50 destinadas a observadores que terão a oportunidade de contribuir, porém não terão poder de decisão. Com o tema “Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já”, a conferência busca reunir ideias e discutir projetos visando a construção de políticas públicas para o futuro da nossa cidade.

Destinado aos movimentos populares e sociais; entidades empresariais, profissionais, acadêmicas e de pesquisas; conselhos profissionais e Organizações Não Governamentais, além de representantes dos poderes Executivo e Legislativo, o evento objetiva, dentre outros pontos, estreitar a interlocução entre os gestores públicos e os diversos segmentos da sociedade em torno dos assuntos relacionados à Política e Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano. Fortalecer o espaço como instrumento para a garantia da gestão democrática por meio da qualificação dos debates é outro importante aspecto desta quinta edição, avançando na implantação do Conselho da Cidade do Recife.

Ao final da conferência, 42 delegados deverão ser eleitos para participar da Conferência Estadual, que acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de setembro, no Recife. Em novembro é a vez do Ministério das Cidades realizar a Conferência Nacional, agendada para o período de 20 a 23 de novembro, em Brasília.

Muito embora o enfoque da conferência esteja no cenário nacional, a prefeitura considera esta 5ª edição um ambiente favorável para iniciar discussões acerca do Projeto Recife 500 anos. O projeto, de médio e longo prazos, visa planejar a cidade para os próximos 25 anos.