NOTÍCIAS

Mulher | 15.05.15 - 23h18

Artesãs participam de formação sociopolítica promovida pela Secretaria da Mulher do Recife

img_alt

Lei Maria da Penha, assédio sexual e divisão do trabalho são alguns temas abordados. (Foto: Inaldo Menezes/ PCR)

 

As 100 mulheres artesãs que se inscreveram no curso técnico de artesanato com aperfeiçoamento em Macramê, Quilling, Scrapbook e Decoupage estão participando da formação sociopolítica promovida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher. São quatro turmas, de 25 cada, com encontros pela manhã, das 8h às 12h, ou à tarde, das 13h às 17h. Dois grupos já passaram pela oficina e as duas últimas tem início na próxima segunda-feira (18), com cinco dias de duração. O evento está sendo realizado no Conselho Municipal da Mulher, no bairro de Santo Antônio.

A ação visa discutir, entre outros temas, a Lei Maria da Penha, assédio sexual, divisão do trabalho, direitos reprodutivos e sexuais das mulheres com o objetivo de empoderar as recifenses. Após as palestras sobre os temas citados, as participantes passam por reflexões e vivências cotidianas a partir do olhar de gênero. Para a artesã Lourdes Hermógenes, de 45 anos, a formação ajudou a esclarecer alguns conceitos sobre gênero. "Está sendo maravilhoso e de muito aprendizado. Eu já tinha conhecimento sobre a Lei Maria da Penha e sobre o Centro de Referência Clarice Lispector, mas a vivência com as meninas junto ao depoimento de cada experiência é muito legal. Mudou o meu olhar, o meu ver sobre as outras mulheres", comentou. Lourdes descobriu o artesanato como uma forma de vencer a depressão que estava. Há treze anos trabalha com blusas, bolsas e sandálias com aplicações.

 Nos dias 28 e 29 de maio, as artesãs passarão por uma orientação vocacional com dicas sobre o mundo do trabalho. O curso técnico tem início em junho. A ação faz parte do projeto Todos Juntos Contra a Exclusão que tem como princípio promover ações que garantam o empoderamento econômico e social das mulheres. Foram disponibilizadas 100 vagas para mulheres acima de 30 anos e que se encontravam em situação de vulnerabilidade.