Secretaria-executiva dos Direitos dos Animais - SEDA

NOTÍCIAS

Direitos dos Animais | 15.05.23 - 09h20

Prefeitura do Recife chega a 37 animais abandonados recolhidos das ruas

img_alt

Neste sábado (13), trabalho contou com atuação de diversos órgãos da PCR e Polícia Militar. Cavalos que estavam na Praça de Joana Bezerra foram levados para uma unidade da Prefeitura onde serão tratados. (Foto: Wagner Ramos/PCR)

 

Com o objetivo de promover saúde, proteção animal e evitar sinistros de trânsito, a Prefeitura do Recife realizou, neste sábado (13), mais uma ação para recolhimento de animais de grande porte abandonados na cidade. Servidores da Secretaria de Saúde do Recife, através do Centro de Vigilância Ambiental (CVA), juntamente com a Guarda Municipal, Diretoria Executiva de Controle Urbano do Recife (Dircon) e a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), além da Polícia Militar de Pernambuco, fizeram  o recolhimento de cavalos na Praça de Joana Bezerra, em cumprimento à Lei Municipal 17.918/2013. Eles foram levados em um caminhão para uma unidade da Prefeitura, onde receberão os cuidados necessários.

“Essa operação de hoje teve uma preparação longa para que a gente realizasse todo o planejamento e tivesse as condições necessárias, intensificando a coleta de cavalos, animais de grande porte, que estão nas vias da cidade. Amarrados ou não, mas que representem risco de causar acidentes de trânsito, e também animais que possam ter zoonoses”, explicou a gerente de Vigilância Ambiental, Vânia Nunes. "Hoje nós coletamos quatro animais próximo ao Fórum Joana Bezerra. É um local onde existe muita demanda, nós recebemos muitos chamados, as pessoas ligam pedindo o recolhimento dos animais que estão ali próximos à via. Estes animais passam por um período de quarentena e fazem os exames necessários para duas endemias de relevância, que são mormo e anemia infecciosa”, esclareceu.

No último dia 29 de abril, a Prefeitura realizou outra grande operação para coleta de animais de grande porte soltos nas ruas da cidade. Com dois caminhões, foram recolhidos 13 cavalos que estavam soltos nas vias em localidades tais como os bairros Mustardinha, Campo Grande, Pina, além da Avenida Sul e da Avenida Abdias de Carvalho. Ao todo, no ano, foram 37 animais recolhidos. Estas ações estão embasadas e cumprindo a Lei Municipal 17.918/2013, que proíbe a circulação de veículos de tração animal, a condução de animais com cargas e o trânsito montado no Recife. A lei se refere a todas as espécies de animais.