NOTÍCIAS

Cultura | 15.06.12 - 15h02

Fundação de Cultura Cidade do Recife participa da Conferência Rio+20

Presidente da FCCR André Brasileiro é convidado do Seminário Copa e Sustentabilidade, que acontece no Rio de Janeiro nesta sexta-feira (15)

A experiência do Recife em realizar ações e eventos culturais, considerando a cultura como elemento do desenvolvimento sustentável, é apresentada, nesta sexta-feira (15), na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que acontece no Rio de Janeiro. A apresentação é realizada pelo presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), André Brasileiro, durante a programação do Seminário Cultura e Sustentabilidade, realizado pelo Ministério da Cultura no Galpão da Cidadania (Rua Barão de Tefé, 75, Gamboa).

O gestor cultural André Brasileiro participa do debate “Copa e Sustentabilidade na Cultura”, ao lado da coordenadora do Grupo de Trabalho Copa MinC e assessora especial do Ministério da Cultura, Morgana Eneile, da coordenadora da Câmara Temática de Cultura, Educação e Ação Social do Estado do Rio Grande do Sul, Sueme Pompeo. O objetivo do encontro é apresentar e debater os preparativos do Ministério da Cultura e das cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014 no que se referem à sustentabilidade dos eventos, espaços multiuso e culturais.

Na mesa de debate, o presidente da FCCR, André Brasileiro, destaca as ações nos âmbito sócio-cultural, econômico e ambiental realizadas durante o Carnaval Multicultural do Recife 2012 e o planejamento para a programação cultural da capital pernambucana na Copa do Mundo.

Durante o Seminário Cultura e Sustentabilidade, será lançado o Edital do Concurso Nacional de Arquitetura das Arenas Culturais, que irá selecionar a melhor concepção de projeto arquitetônico para os espaços coletivos de convivência e fruição cultural durante a Copa. O lançamento será realizado pelo ministro da cultura interino, Vitor Ortiz, e do diretor de Infraestrutura Cultural do MinC, Germano Ladeira.

Para maiores informações, acesse o blog do MinC para o Rio+20.

O evento - A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, segue até 22 de junho, na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.

A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.