NOTÍCIAS

| 15.06.13 - 18h52

Mercado da Madalena é palco de "poesia matuta" neste sábado (15)

O Sertão foi lembrado pelo poeta declamador Marcos Passos

O início da tarde, deste sábado (15), no Mercado da Madalena foi de muito sol, poesia e pé-de-serra, com o circuito de mercados públicos da programação do São João 2013 da Prefeitura do Recife. O primeiro a se apresentar foi o poeta Marcos Passos, que recitou poesias com a participação do violonista Eduardo Abranttes. O público deu muitas risadas com as prosas em tom de cordel de autores como Jessier Quirino, João Paraibano, Lamartine Passos, entre outras do próprio Marcos Passos. A apresentação foi muito aplaudida pelo público, que vibrou com as  participações de Abranttes no meio do repertório.

A grande surpresa foi a canja do poeta e declamador Chico Pedrosa, também conhecido como "poeta matuto", reconhecido nacionalmente por seus shows de poesia. Ele havia feito uma apresentação no Mercado da Boa Vista, também neste sábado (15) e terminou na Madalena, onde freqüenta as tradicionais rodas.

Também subiu ao palco o poeta Caio Menezes que, assim como Marcos Passo, também é de São José do Egito. A cidade, localizada no Sertão do Pajeú, é apontada como a terra da poesia, por formar muitos autores e declamadores. Passos explicou que saiu do Sertão para morar na capital pernambucana em 1979 e já declamava poesia. Em 2008 começou a se apresentar todo sábado no Mercado da Madalena. O poeta prefere falar sobre as coisas bonitas do Sertão.

"Já basta a seca que faz a gente sofrer, canto os costumes, as tradições e as relações". Outro tema recorrente era a culinária regional. O bode, a buchada, o sarapatel, são pratos presentes o ano todo no Mercado da Madalena. "Venho aqui no mercado todo sábado, me sinto mais perto de casa. Ainda mais tomar uma cerveja, com um bode guisado e escutando as histórias da minha terra é uma alegria", afirmou o comerciante Julião Arcoverde. Quem encerrou a tarde foi o trio de forró Felicidade, com os maiores sucessos de Luiz Gonzaga no repertório até minutos antes do início do jogo do Brasil.