NOTÍCIAS

| 15.06.13 - 18h30

Poesia popular e forró pé de serra animaram o Mercado da Boa Vista

Chico Pedrosa e o Grupo Xapéu de Palha foram as atrações da tarde deste sábado (15)

Começou neste sábado (15), dentro da programação do São João Torcida Recife, o circuito de poesia popular e pé de serra nos Mercados da cidade. No Mercado da Boa Vista, entre um prato e outro de macaxeira com carne de sol, o público foi animado pelos versos do poeta Chico Pedrosa e, depois, pelo ritmo ditado pela sanfona, zabumba e triângulo do Grupo Xapéu de Palha.

Uma das principais vozes da poesia nordestina, Chico Pedrosa contou os causos e as pelejas dos sertanejos, resgatando a influência de poetas pernambucanos de cidades reconhecidas pela tradição literária, como São José do Egito e Caruaru, e também de cantadores do interior do Rio Grande do Norte e da Paraíba. “O mercado é um lugar essencial para levar a poesia popular. É um local aonde as pessoas simples vão para se divertir e a receptividade é sempre ótima”, comentou Pedrosa.

Para a advogada Raíssa Teles, a iniciativa de abrir espaço para a literatura popular dentro da programação de São João foi muito interessante. “É uma forma de democratizar a cultura popular e aproximar as pessoas dessas tradições que são as nossas raízes”, afirmou.

O sotaque nordestino prevaleceu no Mercado da Boa Vista também durante a apresentação do Grupo Xapéu de Palha. Para acompanhar o repertório junino dos músicos, o público até deixou de lado os pratos regionais servidos no local para cair no forró. Quem quiser se programar para conferir o circuito de poesia popular e pé de serra, a programação segue nos próximos sábados (22 e 29/06), a partir das 13h, nos mercados da Boa Vista, Cordeiro, Madalena e Encruzilhada.