NOTÍCIAS

Cultura | 15.06.13 - 17h51

Prefeitura do Recife e Governo do Estado discutem ações na bacia do Beberibe

Representantes da Prefeitura do Recife e do Governo do Estado passaram a manhã deste sábado (15), discutindo com a população as ações previstas e em andamento nos bairros e comunidades situadas ao longo da bacia do Rio Beberibe, na zona norte da cidade. O encontro aconteceu Na Escola Municipal de Água Fria, na Campina do Barreto, e contou com as presenças dos secretários municipais Sileno Guedes (Governo e Participação Social), João Batista (Saneamento) e Eduardo Granja (Habitação), além do vereador e líder do Governo, Gilberto Alves, e da assessora executiva da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, Débora Mendes. Também compareceram moradores e lideranças comunitárias dos bairros do Arruda, Campina do Barreto, Água Fria, Beberibe, Chão de Estrelas e áreas próximas.
 
O objetivo da reunião foi ouvir as reivindicações dos moradores e apresentar o cronograma de retomada do projeto municipal de saneamento integrado PAC Beberibe, o que inclui a construção de conjuntos habitacionais, pavimentação, drenagem e esgotamento sanitário de diversas vias, além da dragagem e urbanização de todo o leito do rio, sob a responsabilidade do Governo do Estado.
 
O secretário de Governo e Participação Social, Sileno Guedes abriu o encontro lembrando que o compromisso do prefeito Geraldo Julio e do governador Eduardo Campos é concluir todas as obras previstas naquele trecho da capital pernambucana. “Essa discussão foi agendada com o prefeito e o governador na última quinta-feira, durante o anúncio da construção da UPA Especializada e ampliação da policlínica aqui do bairro. Além dessa reunião de hoje, vamos promover encontros períodicos com grupos específicos para que vocês possam acompanhar todas as obras previstas na bacia do Beberibe”, explicou Sileno, aproveitando para solicitar o telefone de contato de todas as lideranças presentes.
 
Já o secretário de Saneamento, João Batista, tranquilizou os futuros moradores dos oito conjuntos em construção ou projetados dentro do projeto PAC Beberibe, garantindo que a partir de março de 2014 eles começaram a ser entregues as mais de duas mil famílias cadastradas. “É importante lembrar que o saneamento integrado e a dragagem são imprescindíveis para recuperação do leito e bacia do Rio Beberibe. É por isso que peço a vocês que facilitem a entrada das máquinas para que a dragagem possa começar o mais rápido possível”, frisou Batista.