NOTÍCIAS

Educação | 15.06.15 - 15h35

PCR lança edital de concurso para agente de apoio ao estudante com deficiência

img_alt

Quem tem o Ensino Médio completo pode concorrer a uma das 500 vagas. As inscrições começam na próxima segunda. (Foto: Inaldo Lins/ PCR)

 

A Prefeitura do Recife lançou o edital do concurso público para o cargo de Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE). O documento está disponível nos sites da PCR e da Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável pelo certame. São 500 vagas para quem concluiu o Ensino Médio. As inscrições começam na próxima segunda-feira (22) e se encerram no dia 14 de julho.

O cargo de AADEE foi criado através de um projeto de lei de autoria do executivo municipal com o objetivo de garantir todo o apoio necessário aos alunos com deficiência. Os AADEEs vão acompanhar esses estudantes na chegada e na saída da escola, durante as aulas e nos horários de intervalo. Eles também auxiliarão os alunos a se locomover e executar as atividades desenvolvidas na escola e as extracurriculares, ajudando-os na realização das tarefas dentro da sala de aula. Os agentes ainda vão auxiliar nas atividades de higiene, troca de roupa e fraldas, além de zelar pela manutenção dos materiais utilizados para alimentação e higiene dos alunos.

Os aprovados trabalharão nas escolas e creches da rede municipal de ensino do Recife e receberão um salário de R$ 1.193,37 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. Os interessados podem fazer a inscrição no endereço eletrônico www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/pcr-aadee. As inscrições só serão efetivadas após a comprovação de pagamento da taxa de R$ 49 até o dia 15 de julho. A isenção da taxa de inscrição pode ser solicitada até o dia 25 de junho. Das 500 vagas, 50 são destinadas aos candidatos com deficiência (10%).

A seleção dos candidatos incluirá provas escritas objetiva e discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório. Na segunda etapa, haverá também exame psicotécnico a ser realizado por uma banca examinadora designada pela FGV. Depois da posse, os aprovados passarão por um curso de formação específico.

As provas escritas serão aplicadas no dia 23 de agosto, das 13h às 18h. O teste objetivo terá 50 questões de múltipla escolha de conhecimentos gerais (português e raciocínio lógico-matemático) e também de conhecimentos específicos - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), legislações específicas e noções de primeiros socorros. Já a prova discursiva será uma redação em gênero dissertativo-argumentativo, com 20 a 25 linhas.

Quem tiver dúvidas pode ligar para o telefone 0800 283 4628 ou enviar e-mail para concursopcr-aadee@fgv.br. Os candidatos devem ler atentamente o edital, pois ao realizar a inscrição, presume-se que os inscritos aceitaram as normas e condições estabelecidas no documento, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento. A inscrição, as provas e até a nomeação poderão ser anuladas caso seja verificada falsidade em qualquer declaração, irregularidade nas provas ou nas informações fornecidas.

De acordo com o secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira, o concurso para a AADEE é mais uma demonstração de que a educação inclusiva é uma das prioridades da Prefeitura do Recife este ano, assim como a classe hospitalar instalada para as crianças com câncer internadas no Hospital Oswaldo Cruz, as salas bilíngues para alunos surdos e o transporte escolar inclusivo para os estudantes que têm dificuldade de locomoção.

Segundo o secretário municipal de Educação, o objetivo principal da criação do cargo é fazer com que os alunos com limitações de comunicação, interação, compreensão, orientação e mobilidade possam realizar as atividades cotidianas e as atividades pedagógicas propostas pelos professores em sala de aula e nos períodos extraclasse. "Tendo alguém específico para auxiliá-los e para mediar as atividades em sala, os estudantes poderão participar mais efetivamente das atividades desenvolvidas pela escola, qualificando o processo de ensino e ampliando as oportunidades de aprendizagens. Temos certeza que a criação do cargo de AADEE foi um grande avanço para que possamos criar a estrutura para atender com dignidade esses alunos com necessidades educativas especiais", declara Jorge Vieira.

Confira aqui o edital