Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 15.06.16 - 14h43

PCR promove simpósio sobre crédito, empreendedorismo e associativismo de mulheres

O evento marca o encerramento dos cursos técnicos ofertados às recifenses

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher, promove o simpósio de encerramento do projeto que ofereceu 175 vagas em cursos técnicos (agentes de informação turísticas; montagem e manutenção de computadores e designer de produtos recicláveis) para mulheres adultas em situação de vulnerabilidade e moradoras das diversas comunidades da capital pernambucana. Denominado "Direitos Econômicos para a autonomia e reinserção social: mulheres e oportunidades econômicas no Recife das Copas", o evento será realizado nesta quinta-feira (16), das 9h às 16h, no Memorial de Medicina, localizado no bairro do Derby. O simpósio contará com palestras e debates sobre crédito, empreendedorismo e associativismo.

Às 9h, tem início o credenciamento. A mesa de abertura contará com a secretária da Mulher do Recife, Elizabete Godinho, a gerente-geral de fortalecimento sociopolítico e econômico da pasta municipal da Mulher, Rosana Mota, o presidente dos Círculos Operários de Pernambuco (Fecope) Nivaldo Santos e a artista plástica Thiana Santos. A primeira mesa de debates é sobre Empreendedorismo e Associativismo de Mulheres, às 10h, com Márcia Mendonça e Rosana Pontes, representantes da ONG Internacional Cáritas no Brasil. A mediação é da instrutora do cursos, Dayse Luna. Em seguida, haverá uma apresentação sobre a Gerência de Cidade Segura da SecMulher Recife sobre os serviços e projetos da Prefeitura relacionados à rede de enfrentamento à violência de gênero.

A segunda mesa começa às 14h com o tema Empregabilidade e Formação Trabalhista com a auditora fiscal do Trabalho, Felícia Mendonça, e mediação da psicóloga Magali Marino. Após os debates, haverá a entrega dos certificados para as alunas que concluíram os cursos que foram disponibilizados. 

CURSOS - As formações em agentes de informação turísticas; montagem e manutenção de computadores e designer de produtos recicláveis tiveram início em setembro de 2015 com duração de 240 horas/aulas. Ao todo, sete turmas foram formadas, com 25 mulheres em cada uma: duas de agente turístico, três de designer e duas de montagem e manutenção. Além da parte técnica, as alunas aprenderam sobre gênero e direitos humanos, empreendedorismo e gestão.