img_alt Controladoria Geral do Município - CGM

NOTÍCIAS

Controladoria | 15.06.18 - 19h47

PCR firma parceria com Prefeitura de Aracati para compartilhamento de dados e informações

Acordo vai permitir o cruzamento de dados, processos, práticas, produtos e metodologia.

 

A lista de municípios que firmam convênio com a Prefeitura do Recife para compartilhamento de dados e informações está aumentando. O último município a formalizar acordo de cooperação técnica foi Aracati, localizado no Ceará. O termo foi assinado pelo controlador Geral do Município do Recife, Rafael Figueiredo, e o controlador Geral do Município de Aracati, Rodrigo Chacon de Mesquita, no último dia 13, e garante vigência de pelos menos doze meses, prorrogável por até o limite de 60 meses.

O acordo permite o compartilhamento de sistemas, processos, práticas, produtos e metodologias,  bem como o planejamento e a execução de atividades conjuntas. Rafael Figueiredo ressalta que a Controladoria Geral do Município está  firmando convênios semelhantes com vários órgãos com o objetivo de fortalecer e aumentar a interação entre as instituições e está focado em obter eficácia, eficiência e efetividade dos controles internos.

O convênio prevê obrigações mútuas como debater os resultados das ações realizadas e sugerir medidas para seu aperfeiçoamento e principalmente garantir a preservação do sigilo das informações compartilhadas, cujos resultados podem identificar acúmulo irregular de cargos, registro no Sistema Informatizado de Controle de Óbitos (SISOBI) e atéverificar se o servidor possui vínculo societário.

O controlador de Aracati, Rodrigo Chacon Mesquita, acredita que o acordo firmado entre as duas cidades nasce com importância e características inestimáveis. "Toda troca de ideias naturalmente já é positiva para as partes, mas quando existe carga de inteligência envolvida que tem como  finalidade a difusão de boas práticas, o aprimoramento do controle interno, o combate à corrupção e a busca de eficiência na gestão pública, toda a sociedade ganha", destaca.

Convênios com diversos órgãos- A CGM também possui convênios com o intuito de compartilhamento de dados com o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle, Ministério do Trabalho e Emprego, Prefeitura de São Paulo, Ministério Público de Pernambuco, Secretaria da Controladoria-Geral do Estado, Prefeitura de Jaboatão, Prefeitura do Cabo, Prefeitura de Goiana, Prefeitura do Crato-CE, Jucepe, Governo de Minas Gerais e Tribunal de Contas da União (TCU).