Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 15.06.20 - 09h32

PCR promove programação virtual ao vivo para debater sobre a violência contra a pessoa idosa

Iniciativa pretende dar visibilidade ao tema durante o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado hoje, 15 de junho

 

Instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2006, o dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Para chamar atenção para esta grave violação dos direitos humanos, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSJPDDH), promove, hoje (15), uma programação virtual com o intuito de garantir visibilidade ao tema, sobretudo, em época de distanciamento social devido à pandemia de covid-19.

Organizada pela Gerência da Pessoa Idosa da Secretaria Executiva de Direitos Humanos do Recife, a programação acontece nesta segunda-feira (15). As discussões ao vivo acontecem em três horários diferentes, às 10h, 14h e 18h, e contarão com representantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife (COMDIR).

Cacilda Medeiros, gerente da Pessoa Idosa do Recife, destaca que é preciso dar visibilidade à violação de direitos da pessoa idosa, principalmente, no contexto de isolamento social. “Não é mais possível ignorar ou tolerar as situações de preconceito e exclusão nas quais vivem muitas dessas pessoas. Precisamos trazer à tona todas as discussões”, disse a gestora.

O primeiro bate-papo irá discutir "A violência contra a pessoa idosa como violação dos direitos humanos". A conversa contará com a participação da coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves, a psicóloga Janaina Ramos, e da secretária geral da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB e conselheira do COMDIR, a advogada Ana Catarina Martins. A mediação será feita pela gerente da Pessoa Idosa do Recife, Cacilda Medeiros. O bate papo será transmitido às 10h pelo Facebook: http://facebook.com/gerenciadapessoaidosa.

Às 14h, o tema será "Violência contra a pessoa idosa no contexto da pandemia de covid-19: como identificar e ajudar". A explanação será feita pela assistente social e psicóloga Silvia Bezerra, que é coordenadora de Saúde da Pessoa Idosa de Olinda, justamente com a psicóloga e especialista em saúde mental, pública e dependência química Kássia Nóbrega, que também é conselheira do COMDIR. Para conferir essa transmissão, é preciso acessar o endereço: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/teleducacao-ses-pe.

"Garantias e direitos: conquistas e desafios na longevidade" é o tema da última conversa do dia, às 18h. Participarão Luciana Maciel, promotora de Justiça e Defesa da Cidadania de Recife, e Daniele Vieira, que já foi Oficial de Programa do setor da educação na UNESCO e atualmente é professora adjunta no Departamento de Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A mediação do bate-papo será feita por Elizabete Godinho, secretária executiva de Direitos Humanos do Recife. Para assistir, é preciso acessar a página no Facebook http://facebook.com/gerenciadapessoaidosa.

PROTEÇÃO À PESSOA IDOSA - A violência contra a pessoa idosa não está relacionada apenas à agressão física, mas também à negligência, omissão e descuido por parte de familiares e de instituições responsáveis pelos cuidados básicos para o desenvolvimento físico, emocional e social da população a partir de 60 anos. No Recife, denúncias contra a pessoa idosa podem ser recebidas pelo contato 3355-9221, do Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves, que funciona no 6º andar do prédio da Prefeitura do Recife, de segunda à sexta-feira das 9h às 16h.