NOTÍCIAS

Assistência Social | 15.06.21 - 18h47

Prefeitura firma parceria com a Cufa e clubes de futebol para arrecadação de alimentos

 

É da consciência de que a solidariedade precisa ser construída a muitas mãos que a Prefeitura do Recife tem buscado articulações com instituições e sociedade civil para ajudar quem mais precisa na cidade. Desta vez, a parceria é com a Central Única das Favelas (Cufa), que promoverá, entre os dias 21 e 27 de junho a campanha “Mães da Favela Futebol Clube”, em parceria com os clubes de futebol recifenses. O objetivo é arrecadar alimentos que serão distribuídos para as comunidades da capital pernambucana. 

“A gente sabe que o esporte é fundamental e que a rivalidade no campo faz parte, mas quando se fala de poder cuidar da cidade, olhar para quem mais precisa, a gente tem que estar unido e lutando pela solidariedade. Junto com a Prefeitura e os clubes daqui do Recife, a Cufa vai fazer uma grande campanha de arrecadação de alimentos, estimulando que durante uma semana na cidade, os clubes virem um lugar de coleta de alimentos para a gente poder fazer a doação para quem mais precisa. Eu quero agradecer e lembrar sempre que a solidariedade é o melhor caminho para a gente poder vencer a pandemia”, disse o prefeito João Campos. 

A campanha acontecerá simultaneamente em todas as capitais brasileiras. Ao todo, mais de 200 clubes já aderiram à iniciativa, que priorizará a distribuição a mães que são chefes de família. “É um público que a gente já atua. Na pandemia, as favelas foram mais sacrificadas e dentro delas, 49% dos lares são chefiados por mulheres. A maioria está com o filho em casa há um ano, algumas também estão cuidando de idosos, enquanto estão sozinhas e desempregadas. Então, chegando a elas, conseguimos desencadear uma rede de outras ajudas”, explicou Preto Zezé, presidente da Cufa. 

Além dele, participaram do encontro nesta terça-feira (15) com o prefeito João Campos o presidente do Santa Cruz, Joaquim Bezerra e do Náutico, Edno Melo. “Tenho certeza que os clubes brasileiros, pernambucanos e recifenses irão dar uma goleada de solidariedade”, apostou Preto Zezé. Participaram ainda os secretários Carlos Muniz (Governo e Participação Social) e Rodrigo Coutinho (Esportes).

RECIFE SOLIDÁRIO - A Prefeitura do Recife foi a primeira capital a lançar uma campanha de arrecadação de alimentos em postos de vacinação contra a covid-19. O Recife solidário já recebeu até o momento mais de 170 toneladas de doações, distribuídas pela gestão às pessoas em situação de vulnerabilidade social na cidade.

Os pontos estão montados nos drive thrus da capital, localizados no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; Geraldão, na Imbiribeira; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária; Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife; BIG Bompreço de Boa Viagem e BIG Bompreço de Casa Forte.