NOTÍCIAS

Cultura | 15.07.15 - 11h52

Museu da Cidade do Recife recebe exposição “60 soluções frente às mudanças climáticas”

img_alt

A mostra tem entrada franca e fica aberta ao público até 22 de agosto. (Foto:Yann Arthus-Bertrand/Divulgação)

 

O Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas, abre na próxima sexta-feira, dia 17 de julho, às 18h, a exposição “60 soluções frente às mudanças climáticas”. Ela é composta por 21 fotografias e 21 projetos que têm o intuito de fazer as pessoas refletirem sobre o impacto das mudanças climáticas em todo mundo. A mostra fica aberta ao público até o dia 22 de agosto, com entrada franca.

A exposição é realizada pela Agência Francesa de Desenvolvimento em parceria com o fotógrafo francês Yann Arthus-Betrand e a Fundação GoodPlanet, e durante todo este ano ela pretende dar a volta ao mundo. Este é considerado um ano especial, pois os países das Nações Unidas devem se confederar para lutar contra a mudança climática com intento de chegar a um acordo internacional em Paris, no mês de dezembro.

A mostra “60 soluções frente às mudanças climáticas” apresenta soluções concretas encontradas em diversas partes do mundo em favor de um modelo de crescimento sustentável. Entre elas estão o uso de energia renovável e limpa, a melhoria da mobilidade urbana, a construção de prédios eficientes, o reaproveitamento dos resíduos sólidos e o gerenciamento da água.

Nos países em que atua, a Agência Francesa de Desenvolvimento empenha seus esforços para conciliar clima e desenvolvimento e acompanhar os países em suas transições ecológicas, uma vez que o combate às mudanças climáticas além de indispensável, também pode trazer benefícios importantes em termos de crescimento, emprego e qualidade de vida. A exposição, que desembarca no Recife, já passou por Brasília e Belo Horizonte.

OFICINAS DE RECICLAGEM - O Museu da Cidade do Recife programou duas oficinas de reciclagem, que serão oferecidas à população no período da exposição “60 soluções frente às mudanças climáticas”. Nos sábados 18 e 25 de julho, o Museu promove a oficina de Eco Bijouterias, que acontece das 15h às 17h, e será ministrada pela artesã Maria Jane. O investimento é de R$ 40,00 (quarenta reais) e serão disponibilizadas 15 vagas. 

Já no dia 25 de julho, a arte-educadora Lilian Azevedo vai trabalhar com brinquedos populares feitos com produtos de reciclagem. A oficina acontece das 15h às 17h, é gratuita e aberta para todas as idades. Os interessados nas oficinas devem fazer inscrição pelo telefone 3355-3107 e 3355-9540, falar com Eleonora ou Sandra.

RECIFE SUSTENTÁVEL - A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife também integrará a exposição francesa, com um grande painel, jogos digitais e um vídeo wall sobre as ações municipais para o enfrentamento às mudanças climáticas. Além disso, a abertura da mostra será marcada pela apresentação do cordelista Allan Sales, que em versos vai falar sobre a política de sustentabilidade desenvolvida na cidade. Logo no corredor de entrada do forte, o público vai se deparar com um grande painel mostrando o resultado do inventário de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) na capital pernambucana. Ele expõe os setores que hoje mais e menos contribuem para o aquecimento de forma local. Já o vídeo wall apresentará um conjunto de ações adotadas pela prefeitura na busca pela sustentabilidade. Entre elas, estão o manual de arborização urbana, o programa de plantio que prioriza regiões com maior incidência de ilhas de calor, as leis recém-criadas de Mudanças Climáticas, Educação Ambiental e a implantação do Sistema Municipal de Unidades Protegidas, que foi responsável por ampliar a área verde protegida na cidade. Para o público infantil, a SMAS disponibilizará tablets, onde a criançada vai se divertir com um passeio virtual por 12 pontos do Jardim Botânico e seis diferentes tipos de jogos digitais que exploram a temática ambiental. Os games fazem parte do programa de educação ambiental desenvolvido nas escolas municipais e nos econúcleos. Eles são ferramentas para estabelecer novas práticas e envolver os pequenos na busca por uma cidade sustentável e ambientes conservados.


Serviço

Exposição: “60 soluções frente às mudanças climáticas”
Abertura: 17 de julho, às 18h
Onde: Museu da Cidade do Recife, Forte das Cinco Pontas, Bairro de São José.
Entrada gratuita

Informações: 3355.3107/3108/9540