NOTÍCIAS

| 15.07.21 - 10h13

Prefeitura do Recife informa o que abre e fecha neste feriado municipal de Nossa Senhora do Carmo

Esta sexta-feira (16), Dia de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, é feriado municipal. Por isso, o edifício-sede da Prefeitura da Cidade do Recife estará fechado e os serviços do local voltam a ser oferecidos na segunda-feira (19). Já a imunização contra a covid-19 seguirá normalmente, nesta sexta, nos 24 locais de vacinação da PCR. Com a volta do funcionamento dos museus da cidade, uma opção para aproveitar o feriado é o Paço do Frevo, na Praça do Arsenal, que abrirá das 10h às 16h, com última entrada às 15h30. Entre as opções de lazer para toda a família também estão o Jardim Botânico do Recife, que estará aberto das 9h às 15h, com entrada gratuita; e os parques Sítio Trindade, Santana e Macaxeira, disponíveis das 5h às 18h.

EDIFÍCIO-SEDE - Devido ao feriado de Nossa Senhora do Carmo, os serviços oferecidos no edifício-sede da Prefeitura do Recife estarão fechados durante toda a sexta-feira. O funcionamento volta ao normal na segunda-feira, a partir das 8h, respeitando as restrições impostas pela pandemia. Mesmo com a retomada dos serviços pós-feriado, o atendimento ao público e visitantes só será permitido mediante agendamento prévio nos setores. 

SAÚDE - Nesta sexta-feira, feriado de Nossa Senhora do Carmo, a vacinação contra a covid-19 acontece normalmente nos 24 locais de vacinação disponibilizados pela Prefeitura do Recife. Já a maior parte das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas e reabrem na segunda-feira. A vacinação contra a gripe não acontece na sexta-feira (16), mas retorna no sábado nos três postos volantes: no Pátio do Carmo, no bairro de Santo Antônio; no Sítio Trindade, em Casa Amarela; e no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, das 8h às 17h. Já nas unidades de saúde, a vacinação só será retomada na segunda-feira.

Apenas cinco Upinhas vão funcionar neste feriado, em regime de plantão, para atender pequenas urgências da atenção básica dos moradores das áreas cadastradas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro). Também estarão funcionando, durante o feriado, os serviços de urgência das Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura), além do Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira).

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha (Curado) terá funcionamento normal durante o feriado, realizando partos de risco habitual e de alto risco, ambos por meio de encaminhamento da Central de Regulação do Estado, além de emergências ginecológicas e obstétricas. O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional voltado para as vítimas de agressões. Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, também estarão abertas as Maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura). 

Para a vacinação antirrábica ou antitetânica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará, das 7h às 12h, para os munícipes do Recife. Já as demais vacinas de rotina só voltarão a ser disponibilizadas na segunda-feira. O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos telefones 3355-7704 e 3355-7705.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS - Nesta sexta-feira, não funcionarão os serviços da Assistência Social realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP), devido ao feriado. O Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves e o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife também não funcionarão.

As exceções são o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão. O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José, permanece com a entrega diária de quentinhas para população em situação de rua, bem como as entregas descentralizadas. Na segunda-feira, voltarão a funcionar normalmente todos os equipamentos que tiveram o atendimento ao público suspenso devido ao feriado.

HOSPITAL VETERINÁRIO DO RECIFE - No feriado de Nossa Senhora do Carmo, o Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Mello (HVR) não vai funcionar, retornando às atividades normais na segunda-feira, a partir das 7h. Os agendamentos de castrações de cães e gatos previstos para o feriado foram remanejados para outras datas na segunda quinzena do mês de julho. O HVR atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e está localizado no bairro do Cordeiro.

CULTURA - No dia da padroeira, o Recife confirma a devoção pelo frevo, sua tradição cultural originária. O Paço do Frevo, espaço cultural de salvaguarda do patrimônio cultural em processo de revalidação pelo Iphan, abrirá das 10h às 16h na próxima sexta-feira, com última entrada de público às 15h30. O museu também estará aberto no sábado e no domingo, das 11h às 17h, com última entrada às 16h30. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5. O Paço fica na Praça do Arsenal.

Opção de lazer a céu aberto e emoldurado pelo verde, o Sítio Trindade abrirá os portões das 5h às 18h no feriado. O parque fica na Estrada do Arraial, em Casa Amarela. No fim de semana, tem mais programação cultural. No sábado, o Museu da Cidade estará aberto das 10h às 16h, com a exposição Cinco Pontas, que conta a história da fortificação e sua importância na formação do território recifense. O acesso é gratuito. O Museu fica no Bairro de São José, no Forte das Cinco Pontas.

No domingo, é o Teatro Santa Isabel que convida os recifenses para uma visita guiada por suas instalações e histórias, em três opções de horário: 14h, 15h e 16h. O limite é de 12 pessoas por grupo. O Santa Isabel fica na Praça da República, n° 233, Santo Antônio. Basta chegar com antecedência para fazer o passeio. O uso de máscara, entre outros protocolos sanitários, é exigido em todos os espaços culturais da cidade.

JARDIM BOTÂNICO - O Jardim Botânico do Recife (JBR) será uma ótima opção para quem quiser aproveitar o feriado de Nossa Senhora do Carmo, nesta sexta-feira. O espaço estará aberto das 09h às 15h, com entrada gratuita. Para acessar o local é preciso respeitar as regras de convivência com a pandemia, como uso de máscaras, distanciamento social e higienização das mãos.

TURISMO E LAZER - Neste feriado municipal de Nossa Senhora do Carmo, celebrado na sexta-feira, os parques Santana e Macaxeira são boas opções para curtir a cidade ao ar livre, das 5h às 18h. Como trata-se de um feriado municipal, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer não estará funcionando.

COMPAZ E BIBLIOTECAS MUNICIPAIS - Devido ao feriado de Nossa Senhora do Carmo, os Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna, Miguel Arraes e Dom Helder Câmara não funcionarão nesta sexta-feira. As Bibliotecas Populares de Casa Amarela e Afogados também não estarão disponíveis para o público. Os Compaz funcionarão normalmente neste sábado. Já as Bibliotecas Populares de Casa Amarela e Afogados voltarão ao funcionamento na segunda-feira, dia 19 de julho.  

ACADEMIAS RECIFE - Por conta do Feriado de Nossa Senhora do Carmo, as unidades da Academia Recife não vão funcionar nesta sexta-feira. No sábado, o funcionamento é normal, das 6h às 10h.

MERCADOS E FEIRAS - Os mercados e feiras do Recife funcionarão das 6h às 13h nesta sexta-feira.

EMPREGO E EMPREENDEDORISMO - Em razão do feriado de Nossa Senhora do Carmo, as Agências de Emprego e as Salas do Empreendedorismo do Recife não terão atendimento ao público nesta sexta-feira. Os serviços retornam na terça-feira nos Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Dom Helder Câmara (Coque) e Ariano Suassuna (Cordeiro). Já na Agência de Casa Amarela, a assistência à população volta na segunda-feira. Os agendamentos, entretanto, podem ser feitos normalmente pelo site para os dias disponíveis, das 9h às 17h.

FINANÇAS - Devido ao feriado em comemoração à Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, nesta sexta-feira, estarão suspensos os atendimentos presenciais do Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC), da Secretaria de Finanças (Sefin). Na segunda-feira, serão retomados todos os serviços presenciais suspensos em consequência do feriado. Para isso, o cidadão deve agendar previamente seu atendimento através do Portal da Secretaria de Finanças (http://portalfinancas.recife.pe.gov.br/).   

Diariamente são disponibilizadas 48 senhas para o atendimento presencial a todos os serviços da Secretaria. Devido às restrições impostas para conter o avanço da covid-19, a atividade tem funcionado com a capacidade reduzida,  das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, no edifício-sede da Prefeitura do Recife. 

O atendimento remoto pelo 0800 081 1255 também estará suspenso durante toda a sexta-feira. Sendo retomado na segunda-feira, no horário habitual das 9h às 17h. Uma alternativa disponibilizada aos contribuintes é o acesso de alguns serviços da Secretaria dentro do Conecta Recife App e pelo Portal de Finanças, onde 95% dos serviços e processos estão disponíveis para o cidadão. 

 

PROCON RECIFE - Na próxima sexta-feira, dia em que se comemora Nossa Senhora do Carmo, não haverá atendimento presencial na sede do Procon Recife, localizado na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, Boa Vista e também nas unidades que funcionam no Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Compaz Ariano Suassuna (Cordeiro) e Compaz Dom Helder (Coque).   Nesse dia, quem precisar fazer denúncia deve acessar o Portal do Procon Recife  procon.recife.pe.gov.br ou  enviar emails para denunciaproconrecife@recife.pe.gov.br (denúncias) ou procon@recife.pe.gov.br (dúvidas).