Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 15.08.18 - 19h34

CurioCidades desperta a mania de grandeza do recifense

img_alt

Primeiro roteiro deste projeto, que integra o Olha! Recife, levou 60 participantes ao Museu do Trem, no Bairro de São José (Foto: Mauricio Ferry/ Cortesia)

 

 
Enaltecendo e dando ainda mais motivos para o pernambucano se orgulhar da sua história e riqueza cultural, o CurioCidades foi lançado, nesta quarta-feira (15), em um passeio com sucesso de público. Todos os 60 participantes foram a pé, acompanhados por um guia, da Praça do Arsenal até o Museu do Trem, no bairro de São José, neste roteiro dedicado à XI Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco. O CurioCidades é o mais novo projeto especial que faz parte do Olha! Recife, que semanalmente garante roteiros guiados por atrativos turísticos, realizado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer.
 
As edições sempre vão contemplar as diversas curiosidades da capital pernambucana e são inspiradas na mania de grandeza do recifense. Na Praça do Arsenal, antiga área militar da cidade, o guia Everaldo Júnior iniciou o passeio. Com um papo descontraído e animado, os inscritos contemplaram as histórias do local e da Torre Malakoff. Saindo de lá, a caminhada seguiu em direção ao Museu do Trem e passou por pontos como o Edifício Chanteclair e pelo prédio onde aconteceram os primeiros estudos astronômicos do hemisfério sul. “Temos razão para sermos megalomaníacos. O Brasil ‘começou’ aqui e não se discute mais”, orgulhoso, enfatizou o guia.
 
Ao chegar no museu, o grupo foi recebido com uma encenação teatral sobre o poeta Ascenso Ferreira. O personagem, que viveu no Recife e passou diversas vezes pela Estação Central, trouxe um pouco da memória da época para todos os presentes. Interação foi o que não faltou e houve até participação do público na dramatização. Foi citado ainda o dirigível Zeppelin, primeiro veículo aéreo a cruzar o Oceano Atlântico, vindo da Europa para a América Latina, tendo Recife como destino. “Achei maravilhoso o passeio e se durasse mais tempo ficaria a tarde toda por aqui”, comentou a mineira Bruna Thomás, que mora na cidade há sete meses.
 
Com exceção deste primeiro passeio, o CurioCidades será sempre no penúltimo sábado de cada mês. Todos os roteiros do Olha! Recife são gratuitos e guiados. Mas, para garantir a vaga, é necessário se inscrever pelo site www.olharecife.com.br.