Secretaria de Política Urbana e Licenciamento

NOTÍCIAS

Mobilidade | 15.09.17 - 17h08

Semana Nacional de Trânsito do Recife terá programação especial voltada à inclusão

A ação vai contar com palestras e diversas atividades lúdicas para alunos e professores da rede municipal de ensino.

 

Tem início na próxima segunda-feira (18) mais uma Semana Nacional de Trânsito, promovida pela Prefeitura do Recife por meio de uma parceria entre a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e a Secretaria de Educação. Sob o tema “Todos juntos fazem um trânsito melhor”, a programação deste ano segue até o dia 25 de setembro, com a realização de diversas ações educativas com o objetivo de promover um trânsito cada vez mais seguro e inclusivo para todos. As atividades vão contar ainda com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente do Recife.
 
O calendário da Semana terá início às 9h da segunda-feira (18), na Escola de Formação de Educadores do Recife Paulo Freire, na Rua Real da Torre, bairro da Madalena, onde serão desenvolvidas atividades para alunos e professores de nove escolas municipais do Recife, voltadas ao ensino bilíngue do português e da Língua Brasileira de Sinais (Libras), com foco na inclusão de pessoas cegas e surdas no cotidiano do trânsito. A programação do dia será aberta por palestra ministrada por representantes de entidades e associações de cegos e surdos, seguida de apresentação de uma equipe da Coordenação de Educação Assistiva da Prefeitura do Recife, que desenvolve uma atividade lúdica com cães-guias para demonstrar um pouco da vivência de pessoas com deficiência no cotidiano do trânsito.
 
A programação de abertura será encerrada com exibição dos arte-educadores da CTTU, que trarão ao público um game show e uma peça de teatro com o tema “A faixa amiga”, destacando a importância do respeito à faixa de pedestre. À tarde, ainda no dia 18, o grupo de arte-educadores também se apresenta na associação Legião da Boa Vontade (LBV), para um público de cerca de 150 crianças da comunidade dos Coelhos e adjacências.   
 
Na quarta-feira (20), as ações da Semana continuam com uma Blitz Educativa na Avenida Agamenon Magalhães, onde uma equipe de agentes e orientadores de trânsito distribuirão materiais educativos aos condutores.  A Blitz será montada no sentido Boa Viagem/Olinda, próximo ao Unicordis, das 9h às 11h. Na sexta (22), numa parceria com o 11º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), o Samu e o Corpo de Bombeiros, também serão realizadas diversas atividades lúdicas com o tema Educação para o Trânsito, no Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, voltadas às crianças atendidas pelo equipamento. Já no dia 23 (sábado), a CTTU realizará mais uma Blitz Educativa, desta vez na Avenida Rui Barbosa, próximo ao Parque da Jaqueira, também a partir das 9h. No mesmo dia, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Recife, a Autarquia também desenvolve, no Econúcleo Jaqueira, mais um game show e uma peça teatral, voltadas a temas de educação e sustentabilidade no trânsito.
 
A culminância da semana acontece na segunda-feira (25), quando será realizada uma roda de conversa entre profissionais de diversos setores da CTTU e representantes de entidades e associações de cegos e surdos, voltada ao compartilhamento e à troca de experiências. O objetivo da atividade, que acontecerá das 9h às 12h, no Sesc Santo Amaro, é garantir a melhoria do atendimento à população, considerando a inclusão de pessoas com estes tipos de deficiência.  No mesmo dia, a CTTU também promove a cerimônia de encerramento do Curso de Libras Instrumental para Agentes de Trânsito, que teve início no último dia 28 de agosto. Na ocasião, serão certificados 25 profissionais, agora capacitados a se comunicar com mais facilidade com pessoas surdas em situações cotidianas de trânsito, realizando os trabalhos de abordagem e orientação.
 
A SEMANA - A Semana Nacional do Trânsito é uma comemoração anual, que acontece sempre entre os dias 18 e 25 de setembro. A data foi estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) com o objetivo de mobilizar o país na causa da segurança das pessoas no trânsito. A programação é caracterizada por uma série de eventos e ações educativas promovidas por todos os órgãos e entidades que integram o Sistema Nacional de Trânsito. 
 
 
Programação Semana Nacional de Trânsito -
 
Segunda-feira (18)
 
 9h às 11h - Abertura do evento com atividades de educação para o trânsito voltadas para crianças com deficiência, na Escola de Formação de Educadores do Recife Paulo Freire - Rua Real da Torre, 299
 
14h às 16h- Atividade de educação para o trânsito para crianças da comunidade dos Coelhos, na Legião da Boa Vontade (LBV)-  Rua dos Coelhos, 219
 
Quarta-feira (20)
 
 9h às 11h-  Blitz Educativa na Avenida Agamenon Magalhães, sentido Olinda/Boa Viagem, na altura do Unicordis
 
Sexta-feira (22)
9h às 12h- Atividades de educação para o trânsito no Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha
 
Sábado (23)
9h às 11h- Blitz Educativa na Avenida Rui Barbosa, em frente ao Parque da Jaqueira 
 
9h às 11h-  Atividades de educação e sustentabilidade no trânsito no Econúcleo Jaqueira
 
Segunda-feira (25)
9h às 11h - Roda de Conversa entre profissionais de diversos setores da CTTU e representantes de associações de pessoas cegas e surdas, no Sesc Santo Amaro-  Rua Treze de Maio, 455
 
15h às 17h- Encerramento do curso de Libras instrumental para agentes de trânsito, na Escola de Formação de Educadores do Recife Paulo Freire- Rua Real da Torre, 299